Todos sabem que a educação engloba os processos de ensinar e aprender. O No Pátio já falou em outras matérias que a importância desse processo é bem mais que uma simples aquisição de saber, e que ela propicia o desenvolvimento e a participação política ativa e crítica das pessoas.
Não é de hoje que a educação pública de Sobral vem ganhando destaque cada vez maior em todo o País, ocupando ótimas colocações em pesquisas acerca do tema. Um exemplo disso é a 21ª posição que o município conquistou em um estudo que avaliou a excelência do ensino em 178 escolas públicas do Brasil. Sua ótima colocação no ranking possibilitou até mesmo que o sistema de educação pública desenvolvida pela prefeitura do município fosse tema do último vídeo da série especial “Quatro escolas públicas, pobres e excelentes”, produzido pela Revista Superinteressante, em parceria com a Fundação Lemann.
A reportagem conta um pouco sobre a grande reforma na política educacional, focada na produção de materiais didáticos, formação de professores e planejamento pedagógico pela qual Sobral passou, logo após uma avaliação estadual mostrar que 48% das crianças entre nove e dez anos não sabiam ler nem escrever, mas ainda assim avançavam nas séries, criando uma bola de neve de deficiência na aprendizagem.
Para concluir a matéria, a equipe de reportagem visitou a Escola Municipal Gerardo Rodrigues de Albuquerque, no bairro do Junco, com o intuito de evidenciar práticas exitosas que poderão ser replicadas em outras escolas do País, e casos de sucesso educacional de alunos com uma difícil realidade socioeconômica.
De acordo com a revista Superinteressante, o investimento da Prefeitura de Sobral em educação tem sido recompensado e hoje o índice de leitores alfabetizados na idade certa chega a 97% dos alunos. Dentre eles, todos conseguem ler textos com ritmo, entonação e, principalmente, compreensão das informações.
Assista ao vídeo feito pela Superinteressante:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=jZ0WPLb-a3E[/youtube]
Fotos e vídeo: Reprodução.