Há mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro, o Grupo Aço Cearense também se destaca quando o assunto é sustentabilidade. Com o objetivo de garantir o melhor acompanhamento das destinações e reduções, as empresas do Grupo trabalham com atenção no gerenciamento e controles ambientais.
Atuando no setor de forma sustentável, o Grupo Aço Cearense é o maior reciclador de aço do Norte-Nordeste brasileiro e trabalha sob a ótica da Economia Circular. Dentre as ações que ressaltam essa filosofia, podemos citar:
1.Gestão de resíduos
No processo de Sinterização são reaproveitados os coprodutos gerados durante o processo de produção do aço e produzido o sínter, matéria-prima utilizada como parte substituta do minério de ferro na produção do gusa.
2. Uso consciente da água
O Grupo investe em um robusto sistema de captação, tratamento, recirculação, torres de resfriamento de água e tanques de decantação, que garantem a recirculação da água utilizada nos processos industriais.
3. Logística reversa
Essa é uma prática de preservação ambiental aplicada em baterias, que, após o final de sua utilização, são encaminhadas para o fabricante e recebem destinação correta. Da mesma forma acontece com os pneus, que são encaminhados para ecopontos.
4. Destinação de óleos lubrificantes
Esse processo transforma o óleo usado em óleo básico novamente, por meio de empresas parceiras, evitando que esse resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente.
5. Implantação do Projeto Reciclo
A iniciativa busca consolidar a coleta seletiva no Grupo Aço Cearense, que inclui atividades de caracterização dos resíduos, adequação das áreas, treinamento de colaboradores, monitoramento dos resultados e auditorias internas.
Além de todas essas iniciativas., doações de mudas de árvores também compõem as ações do Grupo Aço Cearense. Um conjunto de boas propostas que garantem a sustentabilidade do negócio e incentivam outras empresas a seguirem o mesmo caminho.
Fotos: Reprodução / Fonte: Aço Cearense
Pátio Hype