Foram apresentados na última quarta-feira (26), na 6ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam), projetos de soluções energéticas para a instalação de mecanismos que possibilitem o uso de energia solar, em 12 comunidades do Amazonas. O objetivo é garantir energia renovável às comunidades, através de placas fotovoltaicas, diminuindo assim o impacto ambiental na região.
Parintins, interior do Amazonas, será o primeiro município a ser beneficiado com o projeto. Serão instalados, nos tetos das casas, painéis fotovoltaicos. Eles permitem que a energia solar seja transformada em energia elétrica, atendendo a demanda da família. Posteriormente o projeto será implantado em outras regiões amazônicas. “Buscamos projetos que tenham aplicações sustentáveis na Amazônia e para isso, estamos fazendo o projeto que utiliza o sistema fotovoltaico no interior. São localidades difíceis de atender até mesmo levando óleo diesel” explicou José Carlos Medeiros, engenheiro da empresa Amazonas Energia.
Além do uso de energia solar, pesquisadores afirmam ainda que a região existe a capacidade de desenvolver outros tipos de energia renovável. Essa iniciativa poderá também ser útil a comunidades mais distantes, que não possuem sistema de energia elétrica nas residências. A Fiam, considerada o maior evento multissetorial do Amazonas, está acontecendo até sábado (29), no Studio 5 Centro de convenções, na Zona Sul de Manaus.
Foto: Reprodução.