O Ceará tem 3.654 gestores ou ex-gestores com contas de governo ou de gestão reprovadas nos últimos oito anos, segundo o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado. Destes, 1.473 aparecem com nota de improbidade administrativa – que ainda terão de ser julgadas pela Justiça Eleitoral, podendo ser confirmadas ou derrubadas posteriormente.
As improbidades são na sua maioria por desvio de dinheiro público, envolvimento em escândalos, de corrupção e contas desaprovadas. Tudo cometido em um período de oito anos a contar de 2004. A lista dos 3.654 gestores e ex-gestores foi repassada ao Ministério Público Estadual e Federal que fará a analise dos casos para verificar se alguém se enquadra na Lei da Ficha Limpa e, com isso, a possibilidade de ter a candidatura barrada nas eleições deste ano.
Entre os que estão na lista do TCM, 144 são prefeitos ou ex-prefeitos. Mas outras funções, como de primeiro escalão dos governos municipais, também compõem a lista. Fortaleza aparece como o município com mais gestores que tiveram suas contas desaprovadas, 89, seguida de Juazeiro do Norte (73), Caucaia (60), Canindé (52) e Icapuí (47). A lista completa está no site do TCM
Foto: Reprodução