1º curso de mitologia criativa abre inscrições
20 de janeiro de 2022
Férias no Dragão traz opções virtuais
20 de janeiro de 2022

Teatro São José recebe trabalho de restauração

O Teatro São José guarda histórias importantes da cultura em Fortaleza. Para preservar essas memórias, um minucioso trabalho de restauro foi iniciado na boca de cena do palco neste mês de janeiro.

A ação tem o intuito de recuperar obras parietais, ou seja, localizadas em uma parede, diretamente em sua superfície ou em um painel para exposição permanente.

O teatro pertence ao conjunto histórico do Centro de Fortaleza e de sua orla marítima vizinha, articulando-se com várias obras arquitetônicas de valor patrimonial tombadas nos níveis municipal, estadual e federal.

O equipamento é um bem histórico, tombado pelo Município em 1988, por meio da lei nº 6.318. Com 107 anos de história, o Teatro São José, localizado no Centro da Capital, foi inaugurado em 1914 como alternativa de lazer cultural para trabalhadores que não tinham acesso fácil ao luxuoso Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910.

.

Reinauguração

Em 2018, o equipamento foi reinaugurado pela Prefeitura de Fortaleza, com administração da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O novo teatro possui 1.446 m² de área construída e capacidade para 346 pessoas, além disso o equipamento passou a contar com novas áreas, como cafeteria, banheiros, salas multiuso e de costura, depósito, bilheteria e pátio externo com áreas de convivência.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor)
Pátio Hype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *