Técnicos da Prefeitura de Sobral participam de treinamento para implantação do Cadastro Ambiental Rural

Acontece|Política|Sobral


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), promoveu um treinamento sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para Técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri) e da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Ao todo, 18 técnicos de dez municípios da região foram capacitados através desse curso de formação, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de outubro no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Na programação, foram abordadas temáticas como a importância social e econômica do CAR, legislação ambiental aplicada ao CAR, Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), noções de geoprocessamento ao CAR, além de exercícios voltados para a prática do cadastramento. 

De acordo com a titular da Seagri, Luiza Barreto, “o objetivo é formar multiplicadores que vão cadastrar os pequenos proprietários rurais, com até 200 hectares, no CAR, além de divulgar as questões relativas a esse cadastro, que é obrigatório”, explicou.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem o objetivo de integrar informações ambientais das propriedades rurais, compondo assim uma base de dados para seu controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastramento dos agricultores do município de Sobral está previsto para começar em janeiro de 2016. O prazo para a inclusão de imóveis no CAR é até maio do próximo ano.

Cadastro Ambiental Rural  2

Por meio do sistema eletrônico do CAR são identificadas em todos os imóveis rurais do País três áreas especificas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal.

Para mais informações, basta ligar para a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri): (88) 3611.5835 ou para a Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA): (88) 3613-1674.

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter