O tédio não é tão ruim assim. A rotina pesada e cheia de compromissos na infância pode causar ansiedade e estrese na fase adulta
Para as crianças, o tédio não é ruim para o seu desenvolvimento. E até mesmo pode prepara-la para os momentos tediosos da vida adulta. Isso porque uma rotina muito cheia de atividades extracurriculares pode transformar as crianças em jovens ansiosos. É preciso um tempo para refletir, meditar e ter calma.
Para os pais, é perfeitamente cômodo que as crianças tenham uma rotina cheia e estejam constantemente ocupadas e estimuladas. Os pais não devem ter medo dos momentos em que a criança ficar sem ter o que fazer, pois eles também são importantes.
Os passatempos digitais podem ser muitos bons e divertidos, mas o desenvolvimento do ser humano ainda pede por brincadeiras lúdicas, como os jogos táteis e de movimento para desenvolvimento da coordenação motora.
Também é preciso deixar que a criança desenvolva sua independência e assuma alguns riscos, como fazer novos amigos e sofrer com ocasionais indelicadezas. Assim, elas passam a compreender melhor os motivos dos outros e as ferramentas de comunicação. Habilidades que serão cobradas no futuro.
Fotos: Reprodução