Pamir Plateau: conheça o “Telhado do Mundo”

Curiosidades
Telhado do Mundo

Já imaginou um lugar onde o céu parece estar ao alcance das mãos? Um vasto planalto com montanhas que arranham as nuvens? Pois bem, esse lugar existe e atende pelo imponente apelido de “telhado do mundo”. Estamos falando do Pamir Plateau, ou Planalto do Pamir, uma região localizada na Ásia Central que é de tirar o fôlego — literalmente!

O Pamir é uma cordilheira similar à nossa Cordilheira dos Andes, que separa o Chile da Argentina, por exemplo. No entanto, ele é ainda maior, sendo uma verdadeira união de cadeias montanhosas gigantes, chamado cientificamente de nó orográfico. Assim, o Pamir se espalha majestosamente por países como o Tajiquistão, Afeganistão, Quirguistão e China.

Telhado do Mundo

Mas por que o apelido de Telhado do Mundo?

O Planalto de Palmir ficou conhecido mundialmente por atingir alturas que facilmente superam os sete mil metros. Além disso, por ele passa a a famosa Pamir Highway (M41), uma das rotas mais altas do planeta. E é justamente as paisagens rochosas imponentes aliadas à altura quase sufocante devido ao ar extremamente rarefeito, que renderam ao local o título de “Telhado do Mundo”.

O local, contudo, não ficou famosos somente agora. Na verdade, durante séculos, partes dele integraram a lendária Rota da Seda. Comerciantes e exploradores, como o famoso Marco Polo, cruzaram seus passos perigosos. Além disso, no século XIX, a região foi palco do “Grande Jogo”, uma disputa estratégica entre os impérios Britânico e Russo.

Hoje, aventureiros embarcam na Pamir Highway em busca de suas paisagens deslumbrantes. Mas quem quer colocar esse misterioso e ao mesmo tempo incrível local na rota da sua próxima viagem de férias deve tomar alguns cuidados. A melhor época para visitar o o Telhado do Mundo é durante os meses de verão no hemisfério norte, de junho a setembro. Nesse período, o clima é mais ameno, e as estradas, geralmente bloqueadas pela neve no inverno, tornam-se mais acessíveis.

E aí, você já tinha visto um local assim antes?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter