Se existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza. A paixão dos brasileiros pela iguaria é tanta, que o País é o segundo maior consumidor de pizza do mundo. Por ano, são movimentados cerca de R$5 bilhões em prol do alimento e, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), só no Brasil, é consumido mais de um milhão de pizzas todos os dias.
Se você faz parte do grupo de pessoas que consideram a pizza o melhor prato do mundo e sonha em ter uma pizzaria, mas tem pouco dinheiro para realizar esse objetivo, o Sebrae pode – literalmente, ajudar você a por a mão na massa. O órgão deu dicas para quem pensa em abrir um negócio próprio ou aumentar as vendas – instruindo desde a abertura até a administração, incluindo a parte jurídica, e claro que o No Pátio listou os truques para você. Confira!
No cenário de crise econômica, a saída é investir em setores que ainda sobrevivem à queda do consumo. O setor de pizzas é um dos que preveem aumento de vendas neste segundo semestre – de 10% no faturamento anual. Entretanto, entrar nesse mercado não é tão fácil quanto parece.
Por isso, para ajudar os empreendedores, o Sebrae sugere que deve-se sempre pensar que é preciso fazer algo diferente para se realçar ante os concorrentes. O que ainda não existe? O que o consumidor está querendo? Essas perguntas devem ser feitas para quem quer inovar e ganhar o cliente.
Dicas:
Fique atento ao capital de giro da empresa – reserva necessária para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para vendas a prazo aos clientes, para conserto e manutenção de equipamentos, para manter estoques, para pagamento aos fornecedores de matéria-prima e mercadorias de revenda, pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais;
Seja diferente – Abra o negócio agindo no ponto fraco dos concorrentes. – Pense na forma de entrega, principalmente no tempo. Se o concorrente demora 50 minutos, você pode demorar só 20 minutos e ganhar o cliente dele. Contrate mais motoboys, por exemplo;
Divulgue bem o produto – A divulgação de lançamento de novos produtos é essencial. Se lançou esfihas, por exemplo, mande uma de graça de terça a quinta, que são dias de menor movimento, quando o cliente pedir a pizza;
Bom atendimento – Atenda bem seu cliente ao telefone, seja simpático e aproveite para anunciar promoções e novos produtos. Se o cliente parar de fazer pedidos, ligue para ele e pergunte por que parou e ofereça uma promoção. Mas para isso é necessário que haja um cadastro de todos os clientes da pizzaria. – Faça cadastro de clientes com a data do aniversário deles. No dia mande uma pizza de presente. Com certeza eles terão que comprar outras para os convidados e você ganha nas vendas.
Agora que você já sabe como fazer o diferencial em seu novo negócio, é só seguir as dicas do Sebrae que o No Pátio listou, realizar seu sonho e colher os bons frutos.
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