Tema da redação do ENEM é repercutido na Câmara

Acontece|Brasil|Câmara Municipal de Fortaleza|Política


No último final de semana, estudantes de todo o Brasil realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O tema da redação causou grande polêmica por todas as redes sociais do País. Intitulada “Violência contra a mulher” — algo que infelizmente ainda ocorre em todo o mundo e que continua sendo responsável por algumas das opressões corriqueiras na sociedade, a escolha do INEP causou muitas manifestações contrárias e a favor entre os internautas.

Sem ignorar o assunto, a vereadora Toinha Rocha (PSOL) utilizou seu tempo no grande expediente de ontem (terça-feira, 27), para comentar sobre o assunto escolhido para ser tema da redação do ENEM. De acordo com a parlamentar, graças ao tema, cerca de sete milhões de brasileiros e brasileiras foram levados a refletir sobre esse problema.

Toinha iniciou sua fala destacando que na prova do ENEM foram apresentados gráficos que apontam que mais de 80% das brasileiras já sofreu algum tipo de violência. “A prova propôs aos concorrentes que apontassem propostas concretas de resolução do problema. Em vez de nos chocarmos diante dos altos índices e passarmos todos a pensar em como mudar a realidade de violência que nos acomete, há quem acuse o INEP, órgão responsável pelo ENEM, de doutrinação ideológica e de esquerda”, lamentou.

ENEM 2

A parlamentar destacou que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5.069, que inviabiliza o atendimento integral e de emergência a mulheres vítimas de violência sexual, e repudiou o projeto. “Esse projeto impede, tornando crime, que as equipes de saúde prestem atendimento emergencial a mulheres e crianças estupradas. Aliás, crianças são 70% das vítimas de estupro no Brasil.

A vereadora afirmou ainda que isso tudo que está acontecendo no País é algo para fazer com que todas as pessoas que ocupam um cargo no legislativo e executivo possam refletir e procurar soluções. Ela explicou que o tema abordado no ENEM se leva para a vida, e que é preciso que se repudie a pedofilia e o estupro.

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter