Nesta época do ano, geralmente ocorrem mudanças climáticas que aumentam o risco de contrair viroses, resfriados, alergias e gripes. Com o clima muito seco, por exemplo, é verificada a baixa umidade relativa do ar. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice considerado ideal da umidade é de 60%, mas números muito abaixo disso são frequentes.
Com a diminuição das chuvas, os níveis de substâncias como dióxido de enxofre e material particulado aumentam. Com isso, os problemas de saúde são imediatos! Pois ocasiona irritação nos olhos, ressecamento do nariz e da garganta, dificuldades respiratórias, e vários outros sintomas.
O tempo seco atinge crianças e idosos com mais facilidade, mas toda a família deve redobrar os cuidados com a saúde! A Defesa Civil faz algumas recomedações para a população nesse período: evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e às 15h, umidificar o ambiente sempre que possível, permanecer em locais protegidos de sol e consumir bastante água!
Foto: Reprodução