Terremoto de 6,1 graus atinge região norte da Argentina

Acontece

Na madrugada desta segunda-feira (5), um terremoto de 6,1 graus na escala Richter, atingiu a província de Santiago del Estero, no Norte da Argentina, a 828 quilômetros de Buenos Aires, capital do país. O epicentro do tremor, ocorreu às 4h46 locais (mesmo horário de Brasília). As informações são do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os dados preliminares dizem que o terremoto atingiu não só o Norte, como também o Centro da Argentina. As cidades atingidas são Córdoba, La Rioja, Santiago del Estero e Tucumán.

O abalo pôde ser sentido também no Brasil. Moradores das cidades paranaenses de Maringá e Cascavel sentiram na manhã desta sexta-feira, por volta de 11h, os reflexos do terremoto. As cidades ficam a cerca de 1,8 mil quilômetros do Norte do Paraná. Na cidade de Maringá, um prédio de seis andares chegou a ser evacuado depois que os funcionários começaram a perceber objetos se movimentando nas salas por conta dos abalos. Os bombeiros da cidade receberam pelo menos 12 chamadas de pessoas assustados com os tremores. O tremor foi sentido também no prédio da Receita Federam de Maringá.

No Chile, país vizinho a Argentina, em fevereiro de 2010, o tremor mais grave foi de 8,8 graus na escala Richter, causou a morte de 300 pessoas e destruiu construções em várias áreas do país. O Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres), disse que não houve registro de feridos ou de estragos nas proximidades do tremor.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter