Filmes de terror asiáticos que dão um banho de sustos no Ocidente

#30diasdehalloween
terror asiático

Quando o assunto é filme de terror, o Oriente não brinca em serviço. Enquanto Hollywood aposta em sustos previsíveis e casas mal-assombradas genéricas, o cinema asiático prefere mexer com o psicológico e, claro, com nossos pesadelos. Esses filmes exploram crenças antigas, espiritualidade e maldições que parecem mais reais do que gostaríamos de admitir. Isso porque os filmes de terror asiático não se limitam a mostrar monstros ou espíritos. Eles falam sobre culpa, tradição e crenças espirituais que permeiam o cotidiano.

Assim, o medo vem do desconhecido e, no caso do Oriente, o desconhecido é assustadoramente humano. E pode estar mais próximo do que você pensa. Então esqueça o terror que você conheceu até agora e confira as dicas do nosso Mês do Terror. E prepare-se, pois a seguir estão cinco filmes de terror asiáticos disponíveis na Netflix Brasil que provam que o medo não tem fronteiras — mas definitivamente tem sotaque.

Ladda Land (2011) — Tailândia

Supostamente baseado em eventos reais, Ladda Land conta a história de uma família que se muda para um condomínio de luxo em Chiang Mai. Tudo parece perfeito até que eventos estranhos começam a acontecer após um assassinato no bairro. O filme mistura drama familiar e terror sobrenatural, criando uma sensação sufocante de que ninguém está seguro, nem mesmo dentro de casa.

A Oitava Noite (2021) — Coreia do Sul

Esqueça os k-dramas fofinhos com histórias água com açúcar. Nesta produção sul-coreana, um monge tenta impedir o despertar de dois espíritos malignos que vagam pela Terra há milênios. Munido de um rosário e um machado, ele enfrenta o inferno em forma humana. A Oitava Noite entrega uma narrativa simbólica e sombria sobre fé, pecado e o peso das escolhas.

A Maldição da Ponte (2020) — Taiwan

Um grupo de estudantes resolve transmitir ao vivo uma investigação sobre uma ponte assombrada dentro do campus da universidade Tunghu. A live começa divertida, mas logo vira um pesadelo real. A Maldição da Ponte combina elementos de “found footage” com folclore local, trazendo sustos intensos e uma atmosfera digna dos melhores pesadelos asiáticos.

Com Unhas e Dentes (2025) — Tailândia

Esqueça os filmes de zumbi com pessoas fugindo como se não houvesse amanhã. Aqui, o protagonista desce a porrada! Um dos lançamentos mais comentados do ano, Com Unhas e Dentes traz um mundo distópico tomado por zumbis. Em meio ao caos, o ex-lutador profissional de muay thai, Singh, precisa usar suas habilidades para invadir um hospital tomado por mortos-vivos e salvar sua namorada.

Marcas da Maldição (2022) — Taiwan

Inspirado em um caso real de possessão, Marcas da Maldição apresenta uma mãe que tenta proteger a filha de uma entidade demoníaca invocada sem querer. O filme interage com o público de forma pouco feita neste gênero. Além disso, ele foi considerado um dos mais assustadores de Taiwan, com cenas que parecem reais demais — tanto que muitos espectadores juram ter ouvido ruídos estranhos em casa após assistir.

A gente nem precisa dizer que, se der, a melhor forma de aproveitar esses filmes é assistir à noite, de fones de ouvido, com as luzes apagadas, certo? Então, se você acha que O Exorcista ou Invocação do Mal já são intensos, talvez seja hora de dar uma chance aos fantasmas de olhos puxados. Mas vá com calma: o que o Ocidente chama de “filme”, o Oriente chama de “aviso”.

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter