Tesouros Vivos da Cultura 2017: Secult divulga resultado

Cultura|Oportunidades

Com o objetivo de preservar a memória cultural e repassar  seus saberes e fazeres artísticos e culturais, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou o resultado preliminar do  Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017.  O Edital contempla a seleção e a titulação de novos Mestres ou Mestras da Cultura, grupos e uma coletividade como Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. Confira aqui o resultado.

Preenchidas as 12 (doze) vagas disponibilizadas pelo Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017 para a categoria pessoa natural – mestre/mestra da cultura, decidiu-se, de acordo com o item 2.1, pelo preenchimento das vagas em vacância, decorrentes do falecimento de Mestres da Cultura já intitulados como Tesouros Vivos em editais anteriores, conforme previsto no art. 14, parágrafo único da Lei Estadual nº 13.842/2006.Considerando a vacância de três vagas em decorrência dos falecimentos de Manoel Antônio da Silva (Mestre Bigode), João Evangelista dos Santos (Mestre João Mocó) e Maria Deusa Silva Almeida (Mestra Dona Deusa), ocorridos após a publicação do resultado final do último edital lançado, os selecionados nas posições 13ª, 14ª e 15ª deverão preencher as referidas vagas.

Das decisões da Comissão Especial de Seleção do Edital cabe recurso, por escrito e devidamente fundamentado, no prazo de 10 (dez) dias contados da data de ciência das decisões, o qual deve ser interposto ao Secretário de Cultura, que decidirá acerca do pedido formulado em até 15 (quinze) dias contados da data do recebimento. O pedido de recurso deverá ser encaminhado para o e-mail editaltesourosvivos@secult.ce.gov.br ou entregue em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Dessa forma, a Secult ressalta que o resultado preliminar está sujeito a alterações em decorrência de recursos e da imprescindibilidade da homologação do resultado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA).

Atendendo à meta do Plano Estadual de Cultura do Ceará que prevê a ampliação do número de Mestres e Mestras da Cultura do Estado de 60 para 80, o Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017 é parte da política cultural da Secult voltada ao patrimônio imaterial, que visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter