O Theatro José de Alencar comemora neste domingo (17) 102 anos de contribuição para a cultura, a arte e o entretenimento cearense. E é em ritmo de festa que o TJA recebe 40 produções da Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Guiné Bissau, Guatemala, Itália, Paraguai e também do Brasil durante o Zona de Transição – I Festival Internacional de artes Cênicas do Ceará, que será aberto nesta sexta-feira (15). A mega programação deve seguir até o próximo dia 24 de Junho e se estenderá pelos bairros Centro e Benfica. Grande parte da programação é gratuita.
A noite de abertura traz o espetáculo “Ivanov”, com o grupo cearense “Teatro Máquina”, às 20h, na Casa Juvenal Galeno (ao lado do TJA) e ao mesmo tempo, o palco do Theatro traz o espetáculo “Caetana”, encenado pelo grupo pernambucano “Duas Companhias”. As duas peças têm ingressos à preços simbólicos, os valores de R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia). Logo depois, às 22h, o Pátio do TJA traz o “Bravíssimo”, um solo de Ricardo Guilherme, além disso, haverá uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Nelson Rodrigues.
Está prevista ainda a II Virada do TJA, no dia 17 de junho, como festa de aniversário dos 102 anos do Theatro. A programação, na verdade, começa às 13h de sábado, dia 16. A última atividade começa às 20h de domingo. A programação cruza com a da mostra Conexões Latinas, que apresenta dois shows musicais a partir das 22h de sábado, dia 16, na Praça José de Alencar: da cantora Tiê (SP) e do grupo Tangheto (Argentina). Em seguida aos shows, performances no TJA e festa com DJs convidados.
O Zona de Transição é promoção do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e Theatro José de Alencar, e uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e Instituto de Cultura e Arte do Ceará – Incarte.
Fotos: Reprodução