Theatro José de Alencar completa 103 anos

Agenda Cultural|Cultura|Teatro

O Theatro José de Alencar completa 103 anos hoje e recebe o público com piano na entrada do teatro para concertos e recitais

theatro-jose-de-alencar

O Theatro José de Alencar (TJA) completa 103 anos nesta segunda-feira (17). A programação do aniversário foi aberta desde o ultimo dia 2 com o duo francês Daniel Mille (acordeón) e Stéphane Chausse (clarineta) na série Músicas do Mundo, uma ação conjunta da Aliança Francesa de Fortaleza, Centro Cultural Bando do Nordeste do Brasil e TJA. “Na história mais recente do TJA, é a primeira vez que, na programação de aniversário da instituição, recitais e concertos dão o tom da programação”, revela Izabel Gurgel, diretora do TJA.

TJA7

TJA tem regularmente mais de 10 recitais e concertos por mês

“É uma onda crescente. Ampliamos a programação do TJA no que se refere a recitais e concertos, principalmente nos últimos três anos. As orquestras Eleazar de Carvalho e Sinfônica da Uece, por exemplo, fazem agora, regularmente, cinco e duas apresentações mensais, respectivamente. Ou seja, começamos o mês com sete apresentações musicais com repertórios de excelência. O básico em concertos e recitais no TJA inclui também o programa da Casa de Artes da UFC, sob a responsabilidade do pianista e professor Vitor Duarte. As três organizações trabalham com programação local, nacional e internacional”, explica a diretora.

TJA

“Há todo um trabalho a ser feito, desde dar base institucional para várias das formações que atuam no Ceará à criação de público para o calendário de rotina das apresentações. Uma cena que se repete sempre em caso de lotação esgotada: as pessoas dizendo que querem entrar porque é uma oportunidade única, que nunca tem concerto em Fortaleza. Só no TJA são mais de dez por mês. A maioria deles de acesso gratuito. Claro que poderíamos ter muito mais se pensarmos só nas possibilidades locais: solistas, duos, quartetos, quintetos; cantores e músicos. Um número que cresce se pensarmos que, talvez mais rotineiramente que nos outros segmentos, a chamada música de concerto acontece em um circuito marcado pelas trocas e intercâmbios, com outras cidades, com outros estados, com outros países”, revela Izabel.

 

Serviço:

Solistas, coros e orquestras – grátis
Segunda, 17 de junho, a partir das 9h
Grátis. Acesso por ordem de chegada
Livre para todas as idades

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter