Theatro José de Alencar na Marques de Sapucaí

Cultura|Teatro

Um dos teatros-monumentos do Brasil, tombado pelo patrimônio em nível federal e marca do cenário artístico cearense foi destacado para todo o País no desfile da escola de samba Beija-flor, no carnaval do Rio de Janeiro. O carro alegórico que representou o Theatro José de Alencar fez bonito na Marques de Sapucaí e foi um dos mais elogiados do desfile, com grande repercussão também nas redes sociais.

Apenas na página do TJA no Facebook, já são quase 32 mil pessoas alcançadas por um post sobre o desfile, com mais de 800 curtidas. Entre os comentários, muitas manifestações de emoção com a presença do Theatro no desfile, incluindo vários depoimentos sobre a relação das pessoas com o equipamento. “Foi especial! Eu estava lá. Esse foi o último carro a desfilar na avenida”, destacou Gilson de Oliveira. A artista visual Dodora Guimarães também comentou o post: “Lindo! Viva o Ceará corajoso, inventor e invencível”. “Muito orgulho do meu país Ceará”, afirmou Gesailton Yago Lima. “Eu achei muito lindo. Me deu vontade de chorar quando vi o Theatro”, postou, por sua vez, Eliete Santiago. “O nosso Theatro na Marquês de Sapucaí, maravilhoso!”, acrescentou.

A diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, ressaltou a importância da presença do TJA no desfile, em momento de grande destaque, em meio à homenagem da escola a “Iracema” e ao grande escritor cearense. “O Theatro José de Alencar brilhou encerrando o belíssimo desfile da GRES Beija-Flor de Nilópolis. Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, tomou conta da avenida e fez o povo cantar. Agradecemos à Beija-Flor pela homenagem e ao Ilclemar Nunes pelo maravilhoso enredo. Foi lindo!”.

Curioso exemplar da arquitetura eclética no Brasil, o Theatro José de Alencar é referência artística e turística nacional, desempenhando importante papek na vida cultural cearense. Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter