A Secretaria de Cultura do Ceará assinou, na última sexta-feira (10), a Ordem de Serviço que dará início as obras de acessibilidade do Theatro José de Alencar. Serão investidos cerca de R$ 338 mil em serviços e reparos no Theatro. O projeto de restauração e adaptação faz parte de um estudo realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, que vem mapeando as condições de acessibilidade os bens culturais do Estado.
De acordo com Francisco Pinheiro, atual Secretário de Cultura, o grande objetivo do Estado é “Ampliar o acesso à cultura em todas as suas instâncias e transpor as barreiras de acessibilidade é uma delas” afirma. Ainda de acordo com o Secretário, estão previstas algumas alterações como rampas, instalação de pavimentos ásperos, adaptação da bilheteria, além de uma área rebaixada para melhor atender os portadores de necessidades especiais.
De acordo com Izabel Gurgel, diretora do TJA, hoje o Theatro não possui nenhuma reserva para cadeirante, nem para pessoas obesas. “Os cadeirantes, quando vão assistir algum tipo de espetáculo ou atividade ficam na lateral da plateia, onde é difícil a visibilidade”, revela . “Nossa intenção é reservar um total de 14 espaços, dos 767 lugares já existentes na plateia, para cadeirantes, 8 assentos para pessoas com mobilidade reduzida e 8 assentos para pessoas obesas, preferencialmente instalados ao lado de cadeiras removíveis e articuladas para permitir ampliação da área de uso por acompanhantes ou outros deficientes”, acrescenta a diretora.
Foto: Reprodução