Você já deve ter ouvido falar ou visto algum vídeo nas redes sociais em que as pessoas se diziam therians ou adeptas do therianismo. Mas você sabe o que isso significa ou como acontece? Para começar, therian é uma pessoa que se identifica como um animal, mas, segundo quem segue a orientação, isso vai além do simples “gostar”. Então, entenda a seguir com a gente!
O que são os therians?
O therianismo é uma cultura que envolve a ideia de que uma pessoa pode ter uma conexão identitária com um animal. Ou seja, não é que ela simplesmente ama cachorros, por exemplo. Ela se identifica como um. Pessoas que se identificam como therians sentem que possuem características, instintos ou traços de um animal, e em alguns casos, acreditam que têm uma alma ou essência que é, em algum nível, ligada a esse animal.
Mas vale lembrar que não necessariamente o caso de se “fantasiar” de animais ou apenas representar um, o therianismo é uma questão de identificação mesmo. Os animais com os quais os therians se identificam podem ser muito variados, incluindo lobos, tigres, corvos, raposas, entre outros. A relação com o animal pode ser uma sensação profunda de identificação com sua natureza, comportamentos ou instintos, ou até mesmo uma experiência espiritual ou energética.
Os tipos de therianismo
Acredita-se que existam diferentes tipos de therians. Um deles é o psicológico, u seja, quando a identificação com o animal é uma manifestação da psicologia ou da personalidade da pessoa. Há também o espiritual, quando os seguidores acreditam que sua conexão com o animal tem uma base espiritual, como uma crença em uma alma animal ou em uma conexão com uma forma de vida anterior. Por fim, há o therianismo flip ou “fora do corpo”, que acontece em experiências em que os therians sentem que estão “fora de seu corpo humano” e experimentam o mundo de uma perspectiva animal.
O termo não é novo, mas vem se popularizando nos últimos anos. No entanto, assim como qualquer outro tipo de identificação pessoal, quem se identifica como therian necessita ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Isso porque existem outros quadros ligados a relação com animais, como a licantropia clínica, que é mais sério e exige intervenção médica.
Em todo caso, se você se sente diferente ou conhece alguém que se sinta, não deixe de procurar ajuda para cuidar de sua saúde mental!
Fotos e vídeos: Reprodução