Todo final de ano, momentos antes da virada, você faz aquela lista de realizações para o novo ano, mas consegue cumprir alguma?
Praticar mais esportes, beber menos, parar de fumar, comer com saúde, largar o emprego chato… não importa qual seja o desejo para o ano novo, algumas pessoas tem dificuldade para tirar do papel as promessas de fim de ano. Mas não se sinta mal, é realmente difícil cumprir todas as promessas. Segundo pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, somente 8% das pessoas realizam as resoluções de ano novo.
O tempo de começar é essencial. Se você colocar em pratica alguma promessa nos primeiros 30 dias, as chances de cumpri-la de verdade triplicam. Depois desse tempo, você já está acostumado às restrições e às mudanças na vida. Então fica mais fácil de continuar a realizar a promessa. Aprenda a driblar as dificuldades do primeiro mês e conseguir alcançar seus objetivos em 2014!
Escolha uma promessa
Não adianta fazer mil e uma promessas que ficará quase impossível cumprir. Escolha aquela que você acredita ser urgente. Qualquer mudança de hábitos demanda um esforço enorme do corpo e da mente. Por isso, uma longa lista de promessas está praticamente fadada ao fracasso. Pense bem e escolha aquela que realmente precisa ser cumprida.
Pague pela promessa não cumprida
Escolha um amigo para te ajudar na missão de colocar em prática sua promessa. Ele será o “fiscal” que cobrará os resultados. Defina o valor a ser pago pelo fracasso. Pode ser dinheiro ou encarar algo ridículo ou até encarar um exercício físico de alto desgaste. O que vale é ter um valor alto a ser pago para o incentivo de realizar tudo ser maior.
Concentre-se nos esforços
Quem deseja ter uma vida mais saúdavel, por exemplo, pensa muito nos resultados, como os quilos a menos. Uma dieta balanceada com exercícios nem sempre traz resultados imediatos. Você precisa adaptar seu corpo nos primeiros dias e isso é difícil, mas concentre-se no fato de estra realmente começando um ano, e uma vida, mais saudável o esforço valerá a pena e os resultados aparecerão logo mais.
Acompanhe sua evolução
O ideal é acompanhar os esforços que vem fazendo, não os resultados. Reserve um tempo do dia para avaliar como aqueles esforços tem impactado positivamente no seu dia. Lembre-se daquele sorvete que você deixou de comer depois do almoço, como conseguiu reduzir as porções. Se você costuma esquecer de avaliar os resultados, programe o alarme semanal para tirar meia hora e avaliar todas as boas decisões que você tomou.
Comece e recomece
Sabe aquele mantra repetido pelo pessoal do Alcoólicos Anônimos: “só por hoje”? adapte-o para a sua vida e faça dele seu mantra também. Diga a si a mesmo: “só por hoje não vou comer chocolate”, ou qualquer outra coisa que faça parte da sua resolução. E comece a comemorar se conseguir passar uma semana seguindo sua promessa a risca. E se for preciso, recomece! A contagem dos 30 dias também recomeça caso você cometa um deslize.
Mudar os hábitos, o corpo e a mente é realmente difícil, mas não é impossível. Se tem uma promessa que está na sua lista há anos comece a pensar que pode ser ela a mais urgente para você colocar em prática esse ano. Conte com os amigos para eles te darem animo necessário para continuar. Encontre alguém que tem a mesma promessa que a sua, fica mais fácil e divertido cumpri-la assim.
Fotos: Reprodução