Finalmente um dos equipamentos culturais mais tradicionais da nossa cidade teve seu valor histórico, cultural, arquitetônico e simbólico valorizado! Na manhã da última quarta-feira (21/9), o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará aprovou o tombamento definitivo da Casa de Juvenal Galeno. Na reunião, presidida pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, o berço e residência do poeta cearense aclamado em todo o País, foi reconhecido em nível estadual com unanimidade pelos integrantes do Coepa.
“Há uma relação afetiva, histórica, cultural, com o mundo cultural do Ceará, da cidade, em um lugar de um saber e de um fazer cultural”, destacou Fabiano dos Santos Piúba. Já o diretor da casa, Antônio Galeno, ressaltou a alegria em ter o equipamento tombado. “O tombamento da Casa de Juvenal Galeno nos deixa muito felizes, pelo reconhecimento a uma história de 180 anos e à movimentação cultural e artística que continua acontecendo aqui de modo muito forte, com várias entidades literárias, artísticas em geral, em uma programação permanente”, afirmou.
Depois da deliberação do Coepa aprovando o tombamento definitivo, os conselheiros puderam percorrer todos os cômodos da Casa de Juvenal Galeno, em uma visita guiada por Antônio Galeno. Além disso, o secretário da Cultua também anunciou novos investimentos da Secult na Casa de Juvenal Galeno. A Secretaria destinará R$ 100 mil ao lançamento de um novo edital, inédito, para seleção de projetos de programação artística e cultural a serem realizados na casa, e R$ 90 mil para a execução de obras de conservação e reforma no espaço, a se iniciarem em outubro.
Com acesso gratuito e programação cultural diversificada, a Casa de Juvenal Galeno está situada na Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza, e é aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, são realizadas as reuniões e demais encontros das entidades sediadas no local.
Fotos: Reprodução