Projeto “Uma Criança, Uma Árvore” é destaque na Câmara
22 de setembro de 2016
10ª Primavera dos Museus
22 de setembro de 2016

Finalmente um dos equipamentos culturais mais tradicionais da nossa cidade teve seu valor histórico, cultural, arquitetônico e simbólico valorizado! Na manhã da última quarta-feira (21/9), o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará aprovou o tombamento definitivo da Casa de Juvenal Galeno.  Na reunião, presidida pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, o berço e residência do poeta cearense aclamado em todo o País, foi reconhecido em nível estadual com unanimidade pelos integrantes do Coepa.

“Há uma relação afetiva, histórica, cultural, com o mundo cultural do Ceará, da cidade, em um lugar de um saber e de um fazer cultural”, destacou Fabiano dos Santos Piúba. Já o diretor da casa, Antônio Galeno, ressaltou a alegria em ter o equipamento tombado. “O tombamento da Casa de Juvenal Galeno nos deixa muito felizes, pelo reconhecimento a uma história de 180 anos e à movimentação cultural e artística que continua acontecendo aqui de modo muito forte, com várias entidades literárias, artísticas em geral, em uma programação permanente”, afirmou.

casa-de-juvenal-galeno1

Depois da deliberação do Coepa aprovando o tombamento definitivo, os conselheiros puderam percorrer todos os cômodos da Casa de Juvenal Galeno, em uma visita guiada por Antônio Galeno. Além disso, o secretário da Cultua também anunciou novos investimentos da Secult na Casa de Juvenal Galeno. A Secretaria destinará R$ 100 mil ao lançamento de um novo edital, inédito, para seleção de projetos de programação artística e cultural a serem realizados na casa, e R$ 90 mil para a execução de obras de conservação e reforma no espaço, a se iniciarem em outubro.

Com acesso gratuito e programação cultural diversificada, a Casa de Juvenal Galeno está situada na Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza, e é aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, são realizadas as reuniões e demais encontros das entidades sediadas no local.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *