Trabalhadores da aviação civil ameaçam iniciar greve no dia 22

Acontece

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), anunciou em nota, a possibilidade de greve para o próximo dia 22. Em assembleias realizadas pelos sindicatos da categoria, os aeronautas e aeroviários, aprovaram o indicativo para que a a greve aconteça, dada a falta de negociações para reajuste salarial. Os sindicatos que representam pilotos, comissários e equipes de solo defendem 10% de aumento salarial e 14% sobre os pisos, porém as companhias aéreas oferecem 3% de reajuste sobre os salários e aumento igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) sobre os pisos (cerca de 6%).

Os sindicatos e a Federação, afirmam que o impasse e falta de avanços nas negociações com as empresas aéreas, são a justificativa para a greve acontecer. Eles ressaltam o fato de a pauta de negociações ter sido entregue antes do prazo previsto, para que houvesse adiantamento nas negociações. O que não ocorreu.

“Encaminhamos nossa proposta para o sindicato patronal com duas semanas de antecedência, em 15 de setembro, para que tivéssemos a renovação da convenção coletiva concluída na data-base, em 1º de dezembro. As empresas, no entanto, levaram quase 50 dias para apresentar sua contraproposta e não aceitam negociar nada diferente disso”, explica Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Em um período em que o número de usuários do transporte aéreo cresce significativamente, por conta das festas de final de ano, um impasse como este, pode deixar muita gente sem a esperada ceia de natal com a família ou a sonhada festa de réveillon. A expectativa agora, está em uma nova reunião entre negociadores das companhias aéreas e dos trabalhadores que deve acontecer ainda esta semana, informou o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter