Atualmente, para muitas pessoas já não há mais motivos para pegar horas de trânsito todos os dias, se locomover para escritórios, que em sua maioria ficam em áreas centrais, gastar com transporte, estacionamento, almoço e gasolina. Com as atuais condições de trabalho que muitas empresas oferecem, vários profissionais podem trabalhar de casa ou realizar suas funções de qualquer computador com acesso à Internet. E nem mesmo as reuniões precisam ser necessariamente presenciais, acredita?
Neste contexto épico em que as paredes dos escritórios começam a despencar para diversas profissões, pesquisas americanas revelaram que mudar um pouco a rotina do escritório melhora a satisfação dos funcionários. O que se torna uma ferramenta poderosa para aqueles que estão insatisfeitos com seu caminho profissional e de vida, e que desejam trabalhar e viver de outra forma.
Você deve estar se perguntando como isto é possível. A resposta é simples! Imagine poder trabalhar de pijama, fazer seu próprio horário, se desligar um pouco dos papos de escritório e ter liberdade para caminhar quando bem entender. Tudo isso não deve mesmo fazer mal a ninguém, não é verdade?
No entanto, de acordo com os pesquisadores, a “boa vida” de poder trabalhar de casa só funciona se rolar poucas vezes por semana. Aliás, por mais entediante que possa ser, o escritório tem seus benefícios. Funcionários que trabalham remotamente acabam se sentindo desconectados do emprego e dos colegas de trabalho, como se não fizessem parte daquilo. Isto, claro, afeta o comprometimento profissional deles. Além disso, a interação constante com outros profissionais sempre ajuda a impulsionar a criatividade individual de cada funcionário.
Portanto, nada de pedir para passar uma semana em casa usando a notícia do No Pátio como álibi. Esta estratégia não vai colar! Mas nada impede que você, com jeitinho, peça para ter uma licença de pelo menos um dia a mais durante a semana e com isso consiga relaxar e trabalhar de casa. É só usar a persuasão e convencer o seu chefe. Boa sorte!
Fotos: Reprodução.