5 locais para comprar a granel em Fortaleza e reduzir o uso de plástico
3 de dezembro de 2019
Eduardo Bruno e Ari Areia promovem ateliê sobre crítica e apreciação teatral
4 de dezembro de 2019

Tradição e história com os Tesouros Vivos da Cultura

A programação do XIII Encontro Mestres Mundo será muito movimenta e prova disso é que o Hype já chegou com mais detalhes da agenda pra você! A manhã do sábado (07/12), será marcada pela confraternização e troca de afetos entre os Tesouros Vivos da Cultura durante a caminhada nativa No Coração do Boi de Aracatiaçu tem Cabaçais e sons de Rosinha, que será realizada no terreiro do Mestre do Boi Coração e do Boi Lagoa, em Aracatiaçu. A programação de encerramento do XIII Encontro Mestres do Mundo inicia às 19h com os Brincantes Sementes, apresentação infanto-juvenil com os Bois Mirins de Sobral. Às 20h10, os Mestres e Mestras da Cultura se reúnem na Arena dos Mestres para a Residência Resiliente – Geminando Girassóis e Espalhando Mandacarus, resultado dos quatro dias de vivências.

A partir das 21h30, o Encontro terá como atrações apresentação de Balandê e Danças Rurais Típicas de Monsenhor Gil (PI), a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato) e a energia contagiante do carimbó de Dona Onete (PA) fecha a noite.

Durante todos os dias do evento, em paralelo à programação da Arena dos Mestres, o público poderá desfrutar, ainda, de espaços com programação permanente: Espaço dos Encantados, local de valorização dos saberes e fazeres dos Mestres que se foram; Feira de Artesanias, com saberes e fazeres artesanais; Feira de Gastronomia Tradicional, com a participação da comunidade e pratos da culinária tradicional local; Pintura Corporal, realizada pelo povo indígena Wajãpi (AP); e o Espaço Solidário e Inclusivo, privilegiando a economia da cultura e agricultura familiar das comunidades tradicionais do Ceará.

O XIII Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, com produção do Instituto Assum Preto, parceria da Prefeitura de Sobral e das secretarias municipais e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore. O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.

Serviço:
XIII Encontro Mestres do Mundo

Data: 4 a 7 de dezembro de 2019
Local: Sobral-CE
Horário: 09h à meia noite
Classificação: Livre
Programação gratuita e aberta ao público

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *