Consumir em excesso, seja por necessidade ou por prazer, já faz parte do mundo moderno e da sociedade capitalista. Ouvir falar em uma pessoa que possui 500 pares de sapatos não espanta mais ninguém, mas uma pessoa que viajou todos os países do mundo em busca de situações que não vivenciaria em sua cidade natal não e tão comum assim. O termo transumer começou a ser mais falado há pouco tempo, mas mesmo sem entender a denominação, você certamente conhece ou já ouviu falar em alguém que se encaixa nessa nova categoria de consumidor.
Sair por aí de férias ou disposto a conhecer o mundo sem destino e com muita vontade e necessidade de consumo, hoje tem um nome específico. Transumer é um conceito que nasceu na Inglaterra para identificar o consumidor que precisa adquirir desde item básicos, como alimentos, até os mais sofisticados e diferenciados produtos durante uma viagem ou enquanto espera o próximo destino. Mas esses consumidores são muitas vezes exigentes e não querem o tradicional! O consumidor transumer busca novas experiências e deseja realizar compras incomuns. Os produtos diferentes e exclusivos são os preferidos desse público.
Sabe aquele amigo que adora viajar para lugares inusitados que, as vezes, você nem sabia que existia e quando ele volta, conta fatos ainda mais surpreendentes? Pois é, esse amigo é um transumer. Ele não viajou para conhecer uma cidade badalada e sim para buscar o que não encontra em outros locais, para experimentar uma explosão de sentimentos e sensações únicas. Os destinos exóticos e experiências praticamente fora da realidade da maioria das pessoas são os objetivos dos transumer, que em muitos casos buscam colecionar sensações únicas e não apenas obter status por meio da compra de objetos de luxo. Um exemplo claro de transumer é o personagem de George Clooney, no filme Amor se escalas.
Surpresas, momentos para relaxar e curtir a vida são desejos de consumo desse público tão diferenciado. O bem estar é colocado como prioridade. Essa nova onda de consumo já mudou o trabalho de muitas empresas que agora investem nesse tipo específico de consumidor e observa uma grande possibilidade de aumento de vendas e faturamento, visto que os transumers representam uma parcela da população com ótimo poder aquisitivo e não se incomodam em pagar caro para obter a experiência de vida desejada.
Outro fator que interfere no crescimento desse público é a ascensão da casse C, que hoje consome produtos de marcas como nunca antes na história. Dessa foram, a classe A e B deseja se diferenciar e busca outros caminhos para o consumo.
Bom, já deu para perceber que novidades, exclusividade e tendências são palavras mágicas para esses novos consumidores, que priorizam mais as sensações. Segundo a teorias dos transumers, melhor do que adquirir bens é passar por experiências únicas. Afinal, a vida é feita de momentos!