A aplicação de espuma para trata as varizes mais grossas é bem mais simples que a cirurgia, entenda o processo
As varizes são veias dilatadas por alterações na circulação sanguínea e tem aparecido cada vez mais cedo nas mulheres. Os sintomas são basicamente dor, queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos. Cerca de 32% das mulheres chegam aos 30 anos com veias escuras e inchadas nas pernas.
Começar a usar pílula muito cedo é dos fatores que explicam o aparecimento das varizes cada vez mais cedo, pois os hormônios usados nos contraceptivos interferem na circulação. A doença pode colocar a vida do paciente em risco, pois pode causar trombose. Recentemente, surgiu uma técnica, que é a aplicação de espuma, um tratamento eficaz e mais simples que a cirurgia e já está disponível no SUS em Salvador.
O processo funciona assim: o médico agita a seringa com um medicamento que forma a espuma e a injeta no vaso. O processo é feito com ajuda de um ultrassom que ajuda a localizar com precisão a veia que será tratada. A espuma gruda nas paredes do vaso e expulsa o sangue, sem ele a veia secar com o tempo. Depois do procedimento, o paciente precisa usar meia elástica por cerca de 15 dias, mas já sai do hospital andando sem necessidade de repouso.
A técnica só pode ser realizada por angiologistas ou cirurgiões vasculares, pois pode provocar o deslocamento de coágulos pelo corpo e atingir o pulmão, por exemplo. A saúde do paciente precisa ser cuidadosamente analisada.
Fotos: Reprodução