Travessias de cigano

Cultura|Livros

Modelar a si próprio em sensibilidades. Eis a proposta de Cavalcante Junior na obra “Travessias de Cigano”.  Desafiando o ritmo alucinante da rotina e os axiomas enganosos consagradas em nossa era, entre eles as nódoas científicas excludentes, o autor propõe a poesia como sensibilização desta ébria linguagem pseudoerudita, que confunde e deserda uma maioria.

Em sua obra de tessituras únicas, Cavalcante Junior sinaliza possibilidades de encontros por meio de significações, conjurando a experiência como matéria-prima da existência. Nesse sentido, as páginas apresentadas dialogam com Freud, que afirmou serem os poetas os profetas de sua obra, antes de ele a enunciar. Considerando a assertiva do pai da psicanálise, o caminho proposto nesta narrativa revela aspectos de excelência na medida em que sugere uma ciência poética, devolvendo ao homem sua condição p(r)o(f)ética de ser em poesia.

Sobre o autor
Francisco Silva Cavalcante Junior, professor de Metodologia de Pesquisa em Arte, Ciência e Filosofia no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e no Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ph.D. formado pelo programa de Leitura e Escrita da Universidade de New Hampshire (EUA) com Mestrado em Educação Especial pela mesma universidade e graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Introduziu no Brasil o conceito e a prática de Letramentos Múltiplos com a publicação de Por uma escola do sujeito: o método (con)texto de letramentos múltiplos (Edições Demócrito Rocha, 2001), oriundo de sua tese de doutorado. Autor de vários livros e artigos, as suas mais recentes publicações, em parceria com os pesquisadores do Núcleo de Integração Somaestética (NISE), pluralizam o corpo e suas possibilidades em Humanismo vital, Corpos anárquicos, Corpos extra-vagantes, Corpos arquígonos e Corpos excritos. Ganhador do Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura concedido pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe da UNESCO.

Gosta de literatura e ficou para ficou curioso(a) em conferir o livro? Pois aproveite que o lançamento acontece nesta quinta-feira(23), às 19h30, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter