TRE pede para eleitores anteciparem seu cadastramento biométrico

Acontece|Atualidades|Política

Já faz um tempo que, em algumas cidades do Ceará, na hora de votar o eleitor é reconhecido não apenas por sua identidade e título de eleitor, mas também por sua biometria. O cadastro biométrico torna as eleições ainda mais seguras ao impedir que uma pessoa se passe por outra e vote no lugar dela.

Entretanto, nem todos os eleitores ainda realizaram seu cadastro biométrico porque ele ainda não está sendo obrigatório para todos os municípios cearenses. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) está pedindo aos eleitores que justamente aproveitem esse período entre eleições para fazerem o cadastro biométrico.

O prazo final para que todos os eleitores de Fortaleza cadastrem sua biometria vai até maio de 2020, mas até o presente momento, apenas 16% dos eleitores da capital cearense fizeram o cadastro biométrico.  A meta do TRE-CE é atingir o índice de 56% do eleitorado até as eleições de 2018. No ciclo previsto para 2017 e 2018, serão mais 40% dos eleitores cadastrados. Após as eleições de 2018, será obrigatório o comparecimento dos eleitores aos locais de atendimento na capital e a Justiça Eleitoral faz o alerta para que o eleitor evite filas no último ciclo do recadastramento.

Para agilizar e melhorar o atendimento, o TRE-CE esclarece que os eleitores devem, preferencialmente, fazer o agendamento para a Central de Atendimento, na Praia de Iracema, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O agendamento pode ser feito através do telefone 148 ou aqui na página do tribunal. Quem preferir, pode optar por fazer o cadastramento biométrico no Vapt-Vupt de Messejana, das 8 às 14 horas. Lá, o atendimento no local é feito por ordem de chegada, com a emissão de senhas.

O TRE do Ceará também oferecerá, em breve, outras opções de atendimento no Vapt Vupt de Antônio Bezerra, nas unidades dos Cucas e em vários shopping centers da capital. Providências já estão sendo adotadas a fim de que o serviço possa ser descentralizado e os eleitores de Fortaleza tenham mais comodidade para realizar o recadastramento.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter