Viajar é bom e todo mundo gosta de fazer isso o ano inteiro, certo? Mas é importante levar em consideração a época do ano para visitar alguns destinos específicos. Isso porque dependendo da estação do ano ou período de chuvas, por exemplo, sua viagem pode ser bem menos interessante.
E já que ninguém merece voltar para casa frustrado ou com aquele gostinho de quero mais na mala… Sempre é bom pesquisar para saber o melhor período para se conhecer determinado lugar. Então, já que estamos no mês das noivas, ou seja, das viagens de lua-de-mel, mas também o mês que muitos aproveitam para antecipar as férias antes da alta estação, separamos quatro destinos perfeitos para viajar em maio!
Caribe
Se mergulhar nas encantadoras águas azuis cristalinas do Caribe faz parte dos seus planos, anote aí: os meses de maio e junho são simplesmente os melhores! OK, eles estão fora da alta temporada – que por lá acontece entre dezembro e abril – mas… O lado bom é que além de preços bem mais interessantes, todos os lugares estão mais tranquilos. E isso é garantia de uma viagem mais tranquila e exclusiva. Maio e junho também não fazem parte do período de verão caribenho, mas vale lembrar que esses meses são também da chamada temporada dos furacões. Portanto melhor evitar e visitar o Caribe em plena primavera.
Imperdível: Não deixe de conhecer a Jamaica, país exótico, mas cheio de belezas naturais. Por lá, uma boa dica é se hospedar no hotel GoldenEye, em Oracabessa. O local foi escolhido por Ian Fleming para escrever as incríveis histórias do agente 007.
Deserto do Atacama
Quem sonha em visitar o deserto do Atacama tem que se familiarizar com essas palavrinhas: oscilação de temperatura. Sim, isso é muito frequente no deserto que tem uma amplitude térmica enorme e levar roupas adequadas para isso.
Mas, a boa notícia é que o mês de maio e junho são considerados os melhores para visitar essa região exatamente porque as temperaturas são mais amenas durante o dia e não tão frias a noite. Ou seja, o sofrimento com essa oscilação é bem menor. Além disso, as micro chances de chuva (possíveis em dezembro, janeiro e fevereiro) não acontecem e o céu fica perfeito para quem quer observar as estrelas.
Lembre-se: o Atacama está entre os 10 melhores lugares do mundo para se observar as estrelas. Lá, há um hotel chamado Alto Atacama, no qual está localizado o único telescópio privativo sem cúpula. A experiência que permite ver desde os anéis de Saturno até as crateras da lua é imperdível.
Ruínas Incas no Peru
A regra para quem quer fazer um passeio pelas principais atrações turísticas peruanas é evitar os períodos de chuva que acontecem entre novembro e março. E aproveitar os meses de mais secura para fazer um roteiro completinho. Ou seja, você tem que viajar em maio! Ou no máximo, em junho…
Vale ressaltar também que esses dois meses ficam fora da alta temporada – que inclui as férias escolares do próprio país. Ou seja, vai ser difícil encontrar os principais pontos turísticos e restaurantes mais badalados lotados!
Dica: se o que você quer é relaxar completamente não deixe de passar uns três dias no Vale Sagrado. O lugar transmite uma sensação de paz inexplicável, uma energia muito boa e vai te fazer voltar para casa renovado. Por lá, não deixe de conhecer o trabalho realizado pela Associação Sol y Luna, que oferece estudos e cuidados para crianças em situação de miséria no país, e olha que não são poucas. Em 20 anos de existência o projeto já ajudou mais de 200 crianças em situações de vida que nos fazem no mínimo refletir.
Santiago
Assim como no Brasil, os meses de maio e junho são de outono no Chile. E por conta do clima ameno e ainda assim mais friozinho do que costumamos ter por aqui, o destino tem atraído muitos visitantes. Segundo lista divulgada pela Forbes, a capital, Santiago, está entre os 3 destinos mais procurados da atualidade, registrando um aumento de 121% no turismo em relação ao ano passado. Ou seja, é o momento de visitar o Chile!
Gastronomia de primeira: se conhecer um dos melhores restaurantes da cidade está na sua programação reserve uma noite para jantar no Restaurante The Singular, localizado em Lastarria. Técnicas francesas são implementadas aos produtos chilenos e a experiência sensorial é única e memorável.
E aí, resolveu antecipar as férias e viajar em maio???
Fotos: Reprodução