Sabe aquele famoso “ritual de passagem” do calouro (ou “bixo”) da vida estudantil para a universidade, que na maioria das vezes é repleto de atos de zombaria, violência e humilhação? Na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), no interior de São Paulo, o “trote” universitário deixou de ser temido e virou boa ação.
Isso porque na última quarta-feira (17), calouros e veteranos se reuniram e plantaram 70 árvores nativas e frutíferas às margens do rio Sorocaba e na Praça dos Amigos, ao lado da Rodovia Castelinho. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a faculdade, a ação ambiental foi nomeada de “Trote Ecológico” e reuniu aproximadamente 35 estudantes.
O objetivo da ação foi de utilizar toda a “energia” dos alunos nesta época do ano e direcioná-la para a realização de uma atividade em prol do meio ambiente, contribuindo com o aumento da arborização na cidade.
Segundo o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Rafael Castellari, durante o Trote Ecológico foram plantadas diversas espécies de árvores adequadas para recuperação de mata ciliar do rio, como o jequitibá e o jacarandá, que são de grande porte, além de quaresmeira, sangra-d’água, manacá e araçá.
Luciana Gomes, coordenadora de projetos da Facens, informou que a instituição de ensino sempre procura promover ações de relevância no trote solidário. Desta vez a atividade foi em prol da COP 21 (21ª Conferência do Clima) e em atendimento ao Projeto Smart Campus Facens, que visa ações de sustentabilidade.
Antes da ação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente falou sobre a importância da arborização urbana e realizou uma breve oficina de plantio. Além de disponibilizar todas as mudas, o órgão também preparou toda a infraestrutura necessária, como a preparação dos berços, adubação, transporte das mudas, tutores e insumos.
Com bom senso as brincadeiras para receber os calouros podem ser divertidas e, de quebra, fazer o bem à comunidade. O No Pátio torce para que o Trote Ecológico se torne moda em universidades de todo o Pais.
Fotos: Reprodução.