Aprenda a colocar as finanças em dia com 10 dicas para fazer o seu dinheiro render
Com a chegada do final de ano, as contas parecem ficar mais difíceis de organizar por conta das compras de natal e todas as festas que chegam na época. Mas com algumas dicas é possível resistir as tentações de descontos e as facilidades do parcelamento para ter o controle do seu dinheiro. Confira.
Eu preciso disso?
Se você pretende comprar algo, pense e repense sobre a necessidade da compra pra você no momento. Às vezes, as compras são apenas capricho. Por isso, evite entrar em lojas que só oferecem produtos que você já tem e são supérfluos. Na internet, a tentação pode ser ainda maior pela facilidade. Evite comprar com pressa, analise a situação e o preço.
Faça listas
Algumas pessoas tem problemas de compulsão na hora das compras. A melhor maneira de evitar isso é fazer listas e consumir com mais responsabilidade. Mesmo que você acredite que o produto deve estar no carrinho de compras, resista a sensação e compre somente aquilo que já tinha sido previsto anteriormente.
Pesquise!
Todo mundo já ouviu o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição” e ele também vale na hora das compras. É essencial pesquisar os preços em várias lojas diferentes. Você acaba conhecendo melhor o produto e fazendo uma compra mais consciente.
Compare os produtos
Leia os rótulos e procure por selos de certificação. Conheça o produto que está levando para casa, as suas características e funções. Alguns produtos, principalmente os mais caros, precisam ser pensados e repensados para ter certeza de fazer a escolha certa.
Compre produtos originais
Não se deixe levar pelos baixos preços dos produtos piratas. A qualidade não será a mesma de um produto original. Comprando em comercio legalizado, você terá garantia caso haja algum defeito de fabricação.
Condições de pagamento
Aprenda a negociar com o vendedor o menor preço. Faça valer os seus direitos de consumidor. Procure os estabelecimentos que oferecem as melhores condições de compras e fique atenta às condições de pagamento. Faça as contas para saber se o parcelamento vale a pena mesmo.
Use o crédito com moderação
Se fizer a opção de utilizar um tipo de linha de credito, verifique se ela é a melhor opção e se está de acordo com a sua renda financeira. Concentre-se em avaliar os prós e contras da opção e utilize-a com responsabilidade.
Exija nota fiscal
Dinheiro, cheque, cartão de crédito ou debito, a forma de pagamento é independe. É seu direito receber a nota fiscal. Além de garantir seus direitos como consumidor, você contribui com a sociedade.
Conheça seus direitos
Antes de uma reivindicação, o consumidor precisa se informar sobre os seus direitos. Isso é necessário para que esteja certificado de estar com os seus direitos em dias. Conheça as opções de troca de mercadoria da loja, física ou virtual. Verifique junto ao Código de Defesa do Consumidor se está tudo correto.
Converse com a família
Se a compra for favorecer toda a família, é bom procurar a opinião de todos. Estabeleça metas para as compras e faça um orçamento de acordo com a necessidade e aprovação da família. Ensine, principalmente as crianças sobre o consumo consciente. Dê um bom exemplo a elas.
Administrar o dinheiro não é uma tarefa fácil se não há planejamento. Organize-se para não ter surpresas desagradáveis. Mas com as dicas que o No Pátio deu fica mais fácil de se distanciar dos problemas financeiros.
Fotos: Reprodução