Todo mundo gosta de comer um alimento bem preparado, com saber diferenciado e um jeitinho único de ser feito. Com o shoyo é possível fazer os mais variados pratos, mesmo sem adição de outros ingredientes e mesmo assim ter uma refeição super saborosa! Ah! Sem falar nos famosos sushis!
Inventado pelos chineses, o shoyo tem sabor marcante, forte e foi aderido em muitos tipos de culinária como ingrediente essencial ao toque final aos alimentos. No Brasil, já é muito popular e a fama de ser benéfico a saúde espalhou-se rapidamente. Mas, nem só de pontos positivos é feito o shoyo. Assim como muitos alimentos, há também as restrições e pontos negativos no consumo, principalmente quando feito em excesso. É sempre válido lembrar que o shoyo é um dos derivados da soja e é fundamental que seu consumo seja feito com cuidado e sem exageros.
Benefícios:
A recomendação é que a ingestão diária de soja não ultrapasse as 25g. Rica em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas – principalmente as pertencentes ao complexo B; o que é de extrema importância para o sistema nervoso e também para auxiliar na disposição mental. Ah! A soja tem a famosa ação antioxidante, que previne doenças como câncer de mama, osteoporose e câncer de colo de útero. Sendo assim, é mais que comprovado que o consumo de shoyo é benéfico a saúde. Mas, como tudo na vida deve ser feito com moderação.
Se você esta de dieta e não gosta muito de comer saladas ou carnes magras e sem temperos, que tal investir no shoyo como o ingrediente certo para dar gosto e cor as refeições? Arroz, peixe, frango, macarrão e até mesmo legumes podem ser consumidos com pitadas de shoyo!
Malefícios
Você sabe como o shoyo é obtido? Pois bem: ele é feito a partir da fermentação dos grãos de soja junto ao trigo, cevada ou sal. Portanto, a quantidade de sódio presente no molho shoyo é altíssima. Só para você ter noção, uma colher de sopa de shoyo equivale a quantidade indicada ao consumo diário de sódio de um adulto. Isso mesmo! Com isso, conclui-se que o consumo elevado de shoyo tem como conseqüências doenças cardiovasculares e outros males.
Mas, para consumir o shoyo e não colocar a saúde em risco, uma dica é diluir em água e deixar o ingrediente menos concentrado. Não podemos esquecer das versões lights, que são excelentes opções – mesmo para quem não está de dieta!
Foto: Reprodução