Que mulher nunca pensou em aumentar o tamanho dos seios com uma ajudinha básica do silicone? Depois que atrizes e modelos nacionais e internacionais apareceram com decotes avantajados e fartos, a cirurgia de prótese mamária ficou cada vez mais popular e ganhou até status de cirurgia da moda!
No Brasil, desde 2009, é essa é a cirurgia estética mais realizada; ficando a frente até mesmo da lipoaspiração. Mesmo com tanto tempo em evidência e com muitas adeptas a cada dia, ainda existem inúmeras dúvidas sobre o tema. Mas, para acabar de vez com as incertezas sobre o silicone, o No Pátio desvenda dos mitos e verdades que são ditos por aí! Está pensando em dar aquela turbinada nos seios? Então, fique de olho:
O silicone da prótese pode causar câncer?
Esse é um dos maiores medos das mulheres. Há muitos anos, pesquisas feitas nos Estados Unidos e no Canadá revelaram que essa ideia não tem fundamento e que não há relação dos implantes mamários com o câncer de mama. Em um desses estudos, 11.676 mulheres foram avaliadas. Claro, o silicone usado nos seios é diferente do industrial e com muitas especificações próprias.
Em caso de gravidez poderá existir problemas para amamentar?
A prótese é coloca abaixo da glândula mamária ou do músculo. Sendo assim, não existe nenhuma interferência na amamentação. Se você pensa em colocar silicone e ainda quer ter filhos, fique tranquila, que poderá sim mamantá-los tranquilamente.
E depois da gravidez, o que acontece com os seios?
Assim, como qualquer mama, durante a gravidez aumenta um pouco e depois volta ao tamanho normal. É natural que, como essa variação, haja flacidez e em alguns casos, queda das mamas. Mas, para tudo há um jeito! Existem duas possibilidades:ou você aumenta o tamanho das próteses – para preencher o espaço criado com o aumento da mama – ou retira o excesso de pele.
Onde fica a cicatriz?
Existem três meios para colocar as próteses. A que fica escondida no sulco mamário, naquela dobrinha abaixo da mama, é a submamária. A que é feita ao redor da aréola é a periareolar e a axilar, que fica escondida na exila. Cada uma dessas opções gera uma tipo de marquinha diferente. Mas, o ideal mesmo é conversar com o seu médico e saber qual delas mais indicada para você.
Existe idade específica para colocar a prótese de mama?
Não existe uma faixa etária onde o implante seja mais adequado. Também é possível colocar antes ou depois de ter filhos. Como é uma cirurgia que melhora e muito a autoestima, as mulheres buscam por ela cada vez mais cedo, na casa dos 20 anos.
Qual a melhor prótese para mim?
Essa é uma questão que deve ser analisada de acordo com cada paciente. O tipo de prótese depende de cada mulher. O histórico do paciente como filhos, amamentação, formato dos seios, volume e outros quesitos. Uma prótese que é muito boa para sua amiga pode não ser tão indicada assim para você. Fique alerta!
A prótese pode estourar?
Sim, mas para isso é necessário um trauma extremamente grande, como um acidente de carro. O silicone tende a deformar e absorver o impacto. O tempo é outro fator que também pode levar ao “vazamento” do silicone. Por isso, é preciso trocá-las a cada dez anos. A troca da prótese é bem mais rápida e simples que a cirurgia para colocar. Mas, o corte é o mesmo. Sendo assim, não há mais cicatrizes.
Pode haver rejeição da prótese?
A rejeição é uma formação de anticorpos em resposta a um tecido não próprio. O silicone mesmo não leva a rejeição nem a formação de anticorpos. O que ocorre, em alguns casos, é a contratura capsular – conhecida popularmente como rejeição. O corpo sempre forma uma cicatriz denominada cápsula, que fica ao redor da prótese, com o objetivo de isola-la. Mas, algumas vezes, essa cápsula pode contrair a prótese e comprimi-la. O fato é raro de ocorrer e é mais visto em próteses antigas.
Existe alteração da sensibilidade das mamas?
A mudança na sensibilidade é transitória e geralmente passa com o tempo. Essa alteração é proporcional ao tamanho das próteses, já que os nervos ficam com menos espaço. Por isso, a escolha de um bom cirurgião plástico é essencial.
Hoje, a mamoplastia de aumento dos seios é considerada uma cirurgia relativamente simples. Mas, como em todo procedimento, há a necessidade de cuidados e pesquisa antes de realizá-lo. Nem precisa falar o quanto essa famosa “turbinada” faz sucesso com os homens e melhora a autoestima feminina!
Fotos: Reprodução