Turbina eólica que produz água potável

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

A falta de água no planeta está atingindo níveis cada vez maiores e mais preocupantes. Novas invenções que venham para ajudar a resolver esse problema são mais do que bem vindas.

E quando essas invenções não dependem de energia elétrica, tem baixo custo operacional e emissão zero de carbono são melhores ainda! Assim é a invenção do holandês Piet Oosterling, a turbina eólica que produz água potável.

Como não precisa de energia elétrica e nem de água para funcionar, turbina eólica de modelo AW pode ser instalada em áreas bem remotas. Tudo que ela precisa são bons ventos, uma temperatura entre 15 e 45 graus Celsius e umidade mínima do ar de aproximadamente 20%.

turbinasustentavel_nopatio1

Resumindo, o que a empresa Dutch Rainmaker desenvolveu é uma tecnologia que utiliza energia eólica para extrair água a partir do ar. Funciona basicamente assim: A turbina aciona quatro compressores. Quando o ar é forçado através dos permutadores de calor e resfriado, a água contida no ar se condensa e as gotas que se formam são coletadas pelos tanques acoplados na haste da turbina. Em seguida, a água é mineralizada e pode ser utilizada para consumo humano ou para agricultura.

Para entender melhor, assista vídeo que demonstra o funcionamento da turbina AW abaixo!

[youtube width=”850″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=21oXHNrrdHE[/youtube]

Instalada em lugares com condições climáticas apropriadas, como as já citadas, a turbina pode conseguir produzir uma média de 7.500 litros de água por dia. Segundo Piet Oosterling, o Brasil pode ser um dos lugares beneficiados com a turbina que produz água potável.

Apenas duas turbinas estão em funcionamento, uma no Kuwait e outra na Holanda. Esperamos que essas turbinas se multipliquem e cheguem nos lugares onde a escassez de água é mais preocupante e que surjam cada vez mais ideias sustentáveis como essa.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter