San Diego, a exemplo de Los Angeles e São Francisco, é uma das cidades americanas com mais consciência ecológica
A cidade já tem a vantagem de belezas naturais e clima agradável, além de ser uma cidade costeira, para uma melhor qualidade de vida. Os moradores decidiram que queria mais. Eles repensaram seus costumes e valores, mudaram o modo de viver na busca por um consumo mais sustentável e por hábitos mais saudáveis.
A postura ecológica começa com a responsabilidade socioambiental que cada morador e visitante deve ter com a cidade. A lei municipal decreta que é proibido fumar e ingerir bebida alcoólica nos parques e praias de San Diego. Quem experimentar desobedecer, pagará uma multa pesada no valor de US$ 1.000. Os visitantes também estão sujeitos a punição.
Quem quiser beber na cidade, terá que ir a um bar ou restaurante. Os fumantes só podem fumar a 100 metros de distância de qualquer prédio, praia ou parque público, no mínimo. A cidade aposta num turismo sustentável e portanto quem chega a cidade encontra ruas arrumadas e limpas.
A sustentabilidade não fica só no turismo. Casas e estabelecimentos utilizam tecnologias que otimizam o uso energético e a reciclagem. Você pode pensar que essas melhorias são de agora, mas não é. É um trabalho de décadas que os moradores vem fazendo após perceberem a importância de proteger o meio ambiente e seus recursos naturais, além de manter preservada a imagem de pôr do sol da cidade, que compensa qualquer esforço.
Fotos: Reprodução