Receita do dia – Picadinho de carne com legumes e milho
18 de outubro de 2021
Bolo de caneca – 5 opções práticas para o dia a dia
18 de outubro de 2021
destinos-de-serra-no-brasil-4


Nem só de sol e praia vive o nordeste, não é mesmo!? Além dos paraísos litorâneos, a região nordestina é lar de diversos roteiros e opções turísticas para quem gosta de natureza e aventura. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou 5 destinos para você conhecer e se aventurar nas serras do Ceará. Dá só uma olhada:

Primordialmente, a região serrana do Ceará é marcada por diversas formações montanhosas, com altitudes que chegam a ultrapassar os mil metros de altura. Incrível, não acha?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é serra-maranguape_17-03-2007_foto-lia-de-paula.jpg

Além disso, as cidades serranas atraem turistas do mundo inteiro que buscam tranquilidade e bem estar com um contato mais próximo com a natureza. Ainda assim, vale destacar os vales aplainados utilizados para a fruticultura e as nascentes de rios, cachoeiras e fontes de água mineral.

Ah! também não há motivo para se preocupar com o calor, ok? Isso porquê, o clima agradável da região possui temperaturas que variam em torno de 17ºC a 25ºC. Confira agora os principais destinos:

Maciço de Baturité

serras

Em primeiro lugar, um dos destinos mais gostosos do Ceará O Maciço de Baturité abriga doze pequenas cidades, destacando Baturité, Guaramiranga e Pacoti.

A pouco mais de 100 km de fortaleza, a região possui uma atmosfera romântica, perfeita para uma viagem a dois com momentos quentes e muitas garrafas de vinho e foundue.

Perfeita para quem busca quietude para leitura, meditação e contemplação da natureza, a cidade é uma ótima escolha para fugir da correria da rotina. Ainda assim, a região ainda oferece atrativos arquitetônicos, gastronômicos e culturais. Para os amantes de aventura, existem diversas trilhas, mirantes e cachoeiras de tirar o fôlego.

serras

Em Guaramiranga, reserve o fim da tarde para apreciar o Por do sol no Pico Alto, com 1115 metros de altitude e uma vista exuberante. Já em Mulungu, recomendamos o Sítio São roque.

Em Pacoti, a visita ao Sítio São Luiz é para obrigatória viu? Lá você vai encontrar um dos casarões históricos mais bonitos do Maciço de Baturité que ainda nos dias de hoje produz café.

Serras do Ceará – Pacatuba

serras

Em segundo lugar, a serra da Pacatuba fica a apenas 35 quilômetros de Fortaleza e é palco do renomado espetáculo teatral ” Paixão de Cristo”.

Além disso, na região, encontram-se antigas fazendas de café e um centro histórico preservado que remetem seus visitantes a um tempo em que o Ceará começava a existir. Inclusive, o cenário centenário já foi palco de filmes como ” As Mães de Chico Xavier” e “Cine Holliúdy”

serras

A Pacatuba ainda oferece aos seus visitantes a Serra de Aratanha. Lá, você irá desfrutar de uma reserva natural de Mata Atlântica, repleta de trilhas, banhos de cachoeira e até uma lagoa no alto da serra.

Outro ponto turístico bem bacana é o Apoena EcoPark, um espaço de lazer com várias atrações em contato com a natureza. Dentre elas a Tirolesa Assombrosa, maior tirolesa em extensão do Ceará.

Serras do Ceará – Maranguape

Em terceiro lugar, Maranguape dá inicio ao corredor serrano. Distante apenas 30 km de Fortaleza a região é berço de grandes nomes do país como Capistrano de Abreu e Chico Anísio.

Um dos principais atrativos da região é o Complexo turístico Ypióca, que reune entretenimento, lazer, culinária, regionalismo e uma aula de história no Museu da Cachaça,

Por fim, para os mais aventureiros, a Serra de Maranguape oferece trilhas com cenários de tirar o fôlego para alcançar um dos pontos mais altos do estado, a Pedra da Rajada.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente, até a próxima!

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *