Embarque em destinos relaxantes, dentro ou fora do Brasil, para curtir sozinho!
Quando se fala em viajar sozinho, muita gente pensa nos problemas que o passeio pode gerar, mas existem recompensas! Viajar só pode ser uma opção, não a última alternativa de alguém que não conseguiu companhia. O destino é super importante para que a viagem seja bem aproveitada!
Se você não se sente à vontade para enfrentar a aventura de viajar sozinho, treine antes de ir. Procure fazer programas – na sua cidade mesmo – que só fazia acompanhado, este pode ser um ótimo recurso para saber o que fazer quando estiver em uma cidade desconhecida. Encontre uma atividade para cada momento do dia, deixe para noite uma movimentação menor. Confira alguns destinos que você pode seguir e tenha uma experiência incrível.
Itacaré
A cidade fica na Bahia é tem uma variedade de praias, mangues, cachoeiras e um centro histórico maravilhoso. O ecoturismo oferece diversas opções de pousadas a preços bacanas. É um local para quem gosta de estar em contato com a natureza, pois não para fugir dela em Itacaré.
Você pode aventurar-se nas trilhas para chegar as praias mais bonitas e afastadas de Itacaré. Também pode praticar esportes radicais no meio da Mata Atlântica, rios e cachoeiras. Entre os esportes mais conhecidos, estão o rafting pelas corredeiras do rio de Contas e a canoagem pelo rio Tijuípe. A noite você pode sair para jantar e depois conhecer pessoas nos bares da cidade.
Chapada dos Veadeiros
Localizada em Goiás, a menos de três horas de Brasília, o lugar é perfeito para viajar sozinho. Rios, trilhas, cachoeiras e paredões de pedras que dispensam qualquer companhia. O local também abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado patrimônio Mundial pela Unesco.
As cachoeiras são o ponto principal do passeio. Elas se espalham por dentro e por fora do parque nacional. Dentro da reserva, você pode praticar os saltos do rio Preto, que chegam a 120 metros e formam a maior piscina natural da região. Contemple o Mirante da Baliza, que fica a 1500 metros de altura e descortina as montanhas da chapada e de Alto Paraíso.
Ilha Grande
A principal atividade econômica do local é o turismo. Por isso, Ilha Grande tem boas opções de preço para seus visitantes. São mais de 100 praias da maior baía de Angra dos Reis. Suas aguas cristalinas tem uma rica vida marinha. O ambiente rustico por toda a extensão é garantido. Trilhas e passeios de barco, além de mergulhos, são as atrações do local.
Cusco
Fica no Peru e é muito conhecido pelo sitio arqueológico Machu Picchu, antiga capital do Império Inca. O local é ideal para quem quer mergulhar em história, pois abriga muitas construções antigas. Os visitantes sempre se impressionam com a arquitetura do local.
Inclua no seu roteiro uma visita guiada pela enorme catedral e pelo Qoricancha, o tempo do sol. Se precisar descansar, sente-se na Praça de Armas e sinta a atmosfera do lugar, observe as pessoas e aproveite o clima ameno que faz no local.
Coimbra
É a cidade que abriga a universidade mais antiga da Europa. Portanto, também abriga muitos estudantes. Perfeito para quem busca uma noite agitada com ótimas festas. Durante o dia você pode visitar os incríveis museus, igrejas, praias, construções históricas, centros culturais, fazer compras, parques e muitas opções que a cidade localizada em Portugal oferece.
Se você gosta de fazer compras, vá a Casa de Artesanato Sé Velha e encontre louças decoradas incríveis. Os objetos são os principais do local, que fica no coração da cidade. O XM é um espaço moderno, que fica no Centro histórico e é perfeito para quem quer levar para casa livros de arte e de arquitetura. Lindos objetos de design também estão à venda.
Mendoza
A cidade argentina oferece uma grande quantidade de vinícolas e paisagens montanhosas. Tem muitas opções de atividades, que vão de festas diferentes a atrativos naturais. As praças são um símbolo da cidade e são agradáveis espaços de lazer. A principal, centro de outras quatro praças satélites, é a Plaza Independencia, abriga um museu de arte moderna, um teatro e bancos se você preferir sentar e observar o movimento.
Viajar sozinho é uma experiência que todo mundo deveria fazer uma vez na vida. Você fica livre para visitar o que quiser, sem precisar combinar horários ou passeios. E ainda tem a vantagem de conhecer o lugar sem distrações, além de se aprofundar em si mesmo, que pode ser mais interessante do que a viagem em si.
Fotos: Reprodução