Hoje é dia de festa na TV Assembleia. Há exatamente dez anos surgia uma emissora com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo e a sociedade, oferecendo aos cearenses um instrumento de acompanhamento do trabalho de seus representantes, de transparência de todos os atos emanados na Assembleia Legislativa, de educação para a cidadania e de prestação de serviços comunitários.
A data, em que também é celebrado o Dia do Jornalista e os 171 anos da instalação da Assembleia da Província do Ceará, será comemorada com a inauguração de novas instalações e com a exibição de um documentário sobre os dez anos da emissora.
Conforme o coordenador de Comunicação Social do Poder Legislativo, o jornalista Adriano Muniz, as comemorações envolvem um closed caption, que até o final deste mês promete ser mais uma ferramenta de acessibilidade com os telespectadores da emissora. Outra novidade será o aplicativo da televisão e rádio FM Assembleia para celulares, no qual baixando o app o cidadão terá acesso à programação das emissoras.
Até o final deste semestre a emissora também receberá um novo estúdio, com 64 metros quadrados, nova redação master, recepção, ilha de edição e central de produção.
Em princípio, ainda segundo o coordenador, não estão previstas mudanças na grade de programação, devendo permanecer os atuais 16 programas no ar, sendo 13 produções próprias da TV Assembleia e três da MT Vídeo. Atualmente, 90 profissionais de jornalismo, cinegrafistas, técnicos e pessoal de apoio trabalham para manter a televisão no ar todos os dias da semana.
O diretor da TV Assembleia, Leonardo de Borba, explica que as obras para as novas instalações, que funcionarão na cobertura do edifício anexo I da Assembleia, estão em fase final, e a depender da quadra chuvosa, os prazos serão cumpridos. Ele adiantou que será transferido para o novo prédio o Núcleo de Jornalismo.
Fotos: Reprodução.