Como todos sabem, o sinal analógico de TV está com os dias contados no Brasil. Acompanhando a mudança que oferece uma série de vantagens importantes para os telespectadores, a partir de hoje a TV Assembleia passa a transmitir sua programação para Fortaleza e Região Metropolitana através de sinal digital. Desse modo, o 30 deixará de existir e o telespectador deve sintonizar a TV no canal digital 31.1.
De acordo com supervisor técnico Jorge Júnior, a TV Assembleia está se antecipando ao prazo dado pelo Ministério das Comunicações para a migração, que é 26 de julho. Ele ressalta ainda que, embora a TV esteja oferecendo ao público cearense uma transmissão de imagem e som com melhor qualidade em relação ao sinal analógico, somente em junho a transmissão será em Full HD, ou seja, em alta definição.
O diretor da emissora, Antônio José Mota, explica que a antecipação da transmissão em canal digital vai permitir que a TV Assembleia possa fazer todos os ajustes necessários até o prazo final do cronograma, para que a população possa ter a programação exibida com qualidade bem superior à analógica. “Foram feitos investimentos em equipamentos de última geração, com alta qualidade, para oferecer ao público da TV Assembleia uma programação com sinal de qualidade bem superior a que é oferecida hoje com o sinal analógico”, informou.
→ Interatividade
Além de melhor imagem e áudio, a transmissão digital permite que o espectador interaja um pouco mais com a informação que lhe é apresentada. Ele pode, por exemplo, acessar um menu de programação (que mostra quais programas serão transmitidos em cada horário), responder a enquetes realizadas pelo canal e ter acesso a outras informações além das que aparecem na tela – de maneira semelhante aos links que o Youtube permite inserir nos vídeos.
Lembrando que os donos de aparelhos antigos poderão trocá-los por novos ou adquirir um conversor de TV digital, que custa a partir de R$110 nas lojas de eletroeletrônicos ou em sites da Internet. Pode ser necessária também uma antena externa apropriada. Até 2018, todas as emissoras de TV do País passarão a exibir a programação apenas com sinal digital.