UECE cria novo centro de pesquisa

Acontece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou ontem, 27 de junho, o “Núcleo de Pesquisa em Segurança em Computação em Nuvens”. A criação do núcleo foi possivel através da lei de informática, proviniente da empresa Dell , que disponibilizou recursos no valor de quase R$ 3 milhões.

O projeto visa inicialmente, uma segurança maior na computação em nuvens, para que orgãos governamentais possam utilizá-la. O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia, a  prórpia Dell, e as Universidades de Quebec e Montreal (UQAM) e Georgia Tech, coloboram com as pesquisas.

A Uece receberá neste projeto professores e pesquisadores do Laboratório de Informática da Université Pierre et Marie Curie (LIP6), TU Munique, Universidade de Lisboa, Ecole Normale Supérieure, UFPE, UFRJ, UFAM, UFRGS e UFSC. Integram o projeto as empresas Infineon, Twinteq, EtherTrust, Telecom ParisTech e Implementa. Também virão professores e pesquisadores da Universidade da Califórnia, Florida Tech e Stanford, nos Estados Unidos.

Há um grande interesse mundial no assunto e o “Núcleo de Segurança em Computação em Nuvens” é um dos mais idealizados. A impresa Dell se propôs a dar suporte para esse tipo de pesquisa.  O Brasil pretende reforçar sua capacidade de segurança através do recém criado Centro de Defesa Cibernética (CDCiber).

 

Inscreva-se na nossa newsletter