Profissionais da área da saúde precisam estar sempre investindo em capacitação e para os que desejam adquirir ainda mais conhecimento, o No Pátio dá início a esta semana com uma excelente oportunidade. Em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), está com inscrições abertas em quatro cursos.
Ao todo, oito mil vagas estão abertas para todo o Brasil, sendo duas mil para cada um dos cursos. Profissionais de saúde são o público-alvo, mas há temas em que outros interessados podem participar. Saiba mais:
→ Temas por curso
– Capacitação sobre diabetes mellitus
Objetiva ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas à doença que se apresentam no cotidiano do profissional de saúde. Podem participar enfermeiros e médicos, preferencialmente atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF). O curso tem duração de 10 horas.
– Contexto atual da telessaúde e da telemedicina no Brasil
É voltado para profissionais da área da saúde de nível médio e superior, mas está aberto para outros interessados no tema. O curso pretende mostrar o que é e como funciona o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.
– Introdução à informática em saúde
Aborda a importância da utilização das tecnologias digitais da informação e das comunicações (TDICs) na área da saúde, tanto nos aspectos ligados ao que se denomina informática em saúde ou informática médica quanto na convergência desta área com a educação a distância on-line.
O objetivo é enfatizar o valor da educação colaborativa a distância na capacitação profissional em diferentes áreas da saúde. O curso possui três unidades que abordam história da informática em saúde, as perspectivas dessa área no Brasil e os aspectos referentes à saúde digital.
– Capacitação para profissionais de saúde em telessaúde
Pretende ampliar a capacidade de enfrentamento de situações de risco que se apresentam nas áreas de atuação do profissional de saúde e áreas afins.
O curso é constituído de cinco módulos. O primeiro aborda as diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes e como ele tem funcionado no estado do Ceará. O segundo aborda as doenças tropicais com foco na dengue, chikungunya e zika, seguido pelos módulos sobre geriatria, drogas e doenças crônicas não transmissíveis.
Todos os cursos são gratuitos, podem ser realizados no ritmo de cada cursista e não há mediação de professores tutores nem interação com colegas. Para receber o certificado, é necessário realizar a avaliação institucional. As inscrições vão até março de 2017. Interessados devem preencher o formulário de inscrição especificado para cada curso. As informações de acesso serão enviadas em até 48 horas após o preenchimento do formulário.
Fotos: Reprodução.