Semana do Audiovisual Cearense
17 de outubro de 2016
Gifs hipnotizantes de como as coisas funcionam
17 de outubro de 2016

Profissionais da área da saúde precisam estar sempre investindo em capacitação e para os que desejam adquirir ainda mais conhecimento, o No Pátio dá início a esta semana com uma excelente oportunidade. Em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), está com inscrições abertas em quatro cursos.

Ao todo, oito mil vagas estão abertas para todo o Brasil, sendo duas mil para cada um dos cursos. Profissionais de saúde são o público-alvo, mas há temas em que outros interessados podem participar. Saiba mais:

→ Temas por curso

– Capacitação sobre diabetes mellitus

Objetiva ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas à doença que se apresentam no cotidiano do profissional de saúde. Podem participar enfermeiros e médicos, preferencialmente atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF). O curso tem duração de 10 horas.

– Contexto atual da telessaúde e da telemedicina no Brasil

É voltado para profissionais da área da saúde de nível médio e superior, mas está aberto para outros interessados no tema. O curso pretende mostrar o que é e como funciona o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.

– Introdução à informática em saúde

Aborda a importância da utilização das tecnologias digitais da informação e das comunicações (TDICs) na área da saúde, tanto nos aspectos ligados ao que se denomina informática em saúde ou informática médica quanto na convergência desta área com a educação a distância on-line.

O objetivo é enfatizar o valor da educação colaborativa a distância na capacitação profissional em diferentes áreas da saúde. O curso possui três unidades que abordam história da informática em saúde, as perspectivas dessa área no Brasil e os aspectos referentes à saúde digital.

– Capacitação para profissionais de saúde em telessaúde

Pretende ampliar a capacidade de enfrentamento de situações de risco que se apresentam nas áreas de atuação do profissional de saúde e áreas afins.

telessaude-2

O curso é constituído de cinco módulos. O primeiro aborda as diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes e como ele tem funcionado no estado do Ceará. O segundo aborda as doenças tropicais com foco na dengue, chikungunya e zika, seguido pelos módulos sobre geriatria, drogas e doenças crônicas não transmissíveis.

Todos os cursos são gratuitos, podem ser realizados no ritmo de cada cursista e não há mediação de professores tutores nem interação com colegas. Para receber o certificado, é necessário realizar a avaliação institucional. As inscrições vão até março de 2017. Interessados devem preencher o formulário de inscrição especificado para cada curso. As informações de acesso serão enviadas em até 48 horas após o preenchimento do formulário.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *