UFC poderá ser expandida para mais três municípios até 2015

Acontece|Política

Uma boa notícia para o desenvolvimento da educação do nosso país. A Câmara dos Deputados irá apresentar, nos próximos dias, um projeto que pretende expandir a Universidade Federal do Ceará para mais três municípios, nos próximos quatro anos. A proposta já vem sendo articulada com o Ministério da Educação (MEC) e as cidades contempladas, caso o projeto seja aprovado, serão: Iguatu, Itapipoca e mais um município da Serra da Ibiapaba.

A iniciativa é do deputado federal José Guimarães (PT) e será apresentada ao Plano Plurianual 2012/2015. Caso seja aprovada, irá para votação no Orçamento Geral da União. José Guimarães informa que a ideia tem o objetivo de fazer uma integração entre as universidades federais no estado, após a aprovação. “O objetivo é povoar o Ceará de universidades. Investir no ensino superior é de suma importância para o desenvolvimento do estado”. O deputado diz acreditar na aprovação do projeto, sem que haja obstáculos. “Dificilmente essa proposta vai ser recusada. O Ceará está partindo na frente”.

Recentemente foi anunciado pela presidenta Dilma Roussef, a criação da Universidade Federal Regional do Cariri e está previsto para que seu funcionamento inicie em 2013. Em maio deste ano também foi inaugurada a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. A universidade pretende fazer uma interação entre os países de língua portuguesa, através do ensino superior. Na cidade de Iguatu já existe uma unidade avançada da Universidade Regional do Cariri (Urca) e um campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Em Itapipoca também há abrangência da Uece. “Não tem projeto mais importante do que isso atualmente, essa é a verdadeira missão” afirmou José Guimarães.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter