Últimos dias para conferir as obras de Jorge Bodanzky na Pinacoteca do Ceará

Cultura|Exposições

Últimos dias para mergulhar na história por meio das lentes de Jorge Bodanzky! Até o próximo domingo(13), o público pode conferir a exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”, em cartaz na Pinacoteca do Ceará.

A mostra reúne um poderoso registro visual de um dos períodos mais marcantes da nossa história. Como diários visuais das viagens e reflexões de Bodanzky, a exposição traz filmes, fotografias, reportagens. Mais que documentos, as obras são testemunhos de um tempo repleto de contrastes — entre repressão e resistência, censura e criação.

Entre os destaques, estão trechos dos longas ”Iracema: uma transa amazônica” (1974), obra que desafiou e sofreu com a censura da época ao retratar a exploração na Amazônia; e “Gitirana” (1975), filme que teve parte de suas filmagens realizadas no Ceará. Essas e outras produções foram restauradas e integradas à exposição pelo IMS, com apoio da Cinemateca Brasileira.

Com curadoria de Thyago Nogueira (Coordenador de Arte Contemporânea do IMS), a exposição chegou à Pinacoteca do Ceará por meio de uma parceria com o FotoFestival Solar, integrando a programação da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, em colaboração com o Instituto Mirante.

Inclua na sua agenda deste fim de semana e vivencie um mergulho sensível e provocador no Brasil durante a ditadura.

Serviço:
Exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”
Em cartaz até domingo (13), na Pinacoteca do Ceará
(Rua 24 de maio, s/n, Centro – Fortaleza)
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h
Classificação Indicativa: Livre

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter