Apesar de ter provocado uma revolução sexual no início da década de 1960 por permitir a emancipação da mulher em relação ao controle da gravidez, hoje em dia a pílula anticoncepcional tem sido alvo de algumas polêmicas por conta de suas reações adversas e até ao favorecimento de possíveis quadros de trombose.
Diante disso, alguns pesquisadores têm se preocupado em desenvolver alternativas de contracepção não hormonais mais seguras e inovadoras. Esse é o caso de Elina Berglund, que criou um algoritmo que deu vida ao aplicativo Natural Cycles. O que ele faz? Simplesmente monitora as taxas de fertilidade femininas diariamente sem precisar recorrer a hormônios.
COMO FUNCIONA
Ao contrário da tabelinha, o aplicativo funciona com mensuração de temperatura, que ajuda a determinar em qual fase do ciclo a mulher está. Para que o Natural Cycles faça o cálculo do ciclo menstrual, basta colocar um termômetro basal embaixo da língua toda manhã e, posteriormente, registrar na plataforma. Por ser uma variação bem pequena, a diferença de temperatura não pode ser identificada com precisão com um termômetro comum. Por isso, o aplicativo fornece um termômetro especial com duas casas decimais.
Depois é só aguardar o alerta que o aplicativo manda: cartão vermelho nos dias mais férteis e cartão verde quando não há risco de fecundação na relação sexual.
Talvez seja um pouco difícil confiar em um aplicativo que, a princípio, tem cara de uma “tabelinha reformada”. Porém, este dado pode fazer você mudar de ideia: de acordo com o Índice de Pearl (um comparativo entre a eficácia dos métodos anticoncepcionais), o app se saiu melhor do que a pílula, com menor chance de falha. No entanto, vale lembrar que esse método anticoncepcional não protege contra DSTs, então o preservativo continua sendo indispensável.
COMO BAIXAR O APP
O Natural Cycles está disponível para iOS e para Android e custa US$8,99 por mês. A aquisição do aplicativo inclui o termômetro especial, que você recebe na sua casa, mas antes de aderir ao método é possível testá-lo gratuitamente por um mês.
Então, o que você pensa sobre esse aplicativo? O Pátio Hype quer saber…
Fotos: Reprodução.