Responde aqui para a gente: você sabe jogar xadrez? Mas assim, jogar de verdade, com toda a pompa e estratégia que o jogo de tabuleiro requer… Difícil, não é mesmo? O fato é que há realmente poucos bons enxadristas – o nome dado aos jogadores de xadrez profissionais – no Brasil e mesmo no mundo. Tanto que quem realmente arrasa no jogo sempre chama atenção mundial. Mas quando esse alguém tem apenas seis anos de idade, a curiosidade e admiração fica ainda maior… E esse é o caso de Romeu, um dos maiores jogadores de xadrez do Brasil atualmente…
Romeu Gutvilen tem seis anos de idade e vem chamando atenção no mundo do xadrez. Isso porque, mesmo com a pouca idade, ele já vem se destacando como jogador. Recentemente, ele participou de um campeonato de xadrez para crianças e seus resultados foram surpreendentes. Ao todo, foram quatro dias, com sete partidas realizadas. E destas, Romeu venceu cinco. Sua performance impressionante lhe rendeu uma vaga no pan-americano de xadrez.
O mais curioso é que Romeu não joga xadrez há tanto tempo assim. Ele iniciou tudo como estímulo ao sua paixão por desafios, aos cinco anos de idade. De acordo com sua mãe, tudo porque ele demonstrava grande facilidade para o raciocínio matemático. Mas ninguém esperava que ele fosse se desenvolver tão rápido. Hoje em dia, ele já está entre os cinco melhores jogadores de xadrez do Brasil! “Agora, precisamos trabalhar mais tática, estratégia de jogo, equilíbrio emocional, a ansiedade e melhorar a concentração”, contou a mãe dele em entrevista ao jornal Cidade On.
Fotos: Reprodução