Um espetáculo diferente de Thiago Almeida

Agenda Cultural|Cultura

Um dos mais inovadores artistas da cena cearense irá apresentar um espetáculo bem diferente em Fortaleza! Neste domingo,  às 17h, no foyer do Theatro José de Alencar, Thiago Almeida convida o público para conferir o show “Piano Solo Adubo e Florestas”, onde o artista faz composições feitas na hora, improvisadas a partir do livro “Retrato do Artista quando Coisa”, do poeta Manoel de Barros, de acordo com sua atmosfera, momento, energia e sensibilidade.

“Nesse show e nos próximos que vou fazer no Theatro José de Alencar parto em cada apresentação de um livro do Manoel de Barros. Toca aquelas palavras que têm lá, de alguma maneira, conduzem os caminhos das músicas que vão surgir na hora. Não é uma descrição daquelas coisas lá. É uma inspiração. Não é um recital de poesias, nem um significado literal ali daqueles poemas, uma comparação. Uso Manoel de Barros como inspiração, como uma estética de composição para o que vou criar ali no momento”, ressalta o pianista.

O nome do show faz referência às metáforas de Manoel e à imagem e árvores em solo fértil na floresta sonora e vital do artista, um músico de extrema criatividade e que encontrou no piano suas técnicas de voo ouvindo sons de todo tipo através do pai. Um trabalho de piano solo que evidencia as diversas possibilidades de sua estética, transcendendo a técnica e chamando atenção para a poesia e a música que estão dentro de cada pessoa. “É o elo entre matas do jazz, erudito, da música folclórica brasileira e universal quebrando todas as barreiras e paradigmas de estilo”, aponta Thiago.

E esse não é um único espetáculo nesse estilo! Em 5 de março o músico voltará ao foyer do TJA, para nova apresentação com a mesma proposta, mas partindo de outro livro do poeta “amanhecido a pássaros”. Já em abril, o show ganha o palco principal do Theatro José de Alencar, no dia 22.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter