Um panorama do cinema regional

Cinema|Cultura

Para apresentar o cenário do cinema realizado no Nordeste e promover uma reflexão sobre os rumos do cinema nordestino contemporâneo, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 4 a 16 de abril de 2017, o Cine Nordeste. Em sua primeira edição, o projeto conta com a exibição gratuita de filmes de longas e curtas-metragem, além de debates com cineastas, realizadores e demais profissionais da área do audiovisual.

Por meio de uma curadoria organizada pelo professor e realizador Marcelo Ikeda, o evento chega para transmitir esse momento efervescente da produção de curtas e longas-metragens que tem destacado o Nordeste no panorama da produção audiovisual contemporânea brasileira. “Teremos filmes de todos os estados da Região Nordeste, pois uma de nossas principais preocupações é refletir sobre as semelhanças e diferenças entre os contextos locais. Também estamos interessados em investigar as possibilidades expressivas da produção do interior do Nordeste, em pensar as ações de descentralização dessa produção”, destaca Ikelda.

O Marcelo explica, ainda, que a Mostra pretende levar ao conhecimento do público as mudanças nos modos de produção cinematográfica. “O cinema realizado no Nordeste tem passado por diversas transformações nos últimos anos. Se o cinema nordestino era identificado especialmente por suas temáticas regionalistas, relacionadas ao sertão, à seca ou ao cangaço, por exemplo, nos últimos anos a produção local tem assumido um olhar mais diversificado, incorporando características plurais”, aponta o curador.

Apesar do público ter pouco acesso ao cinema regional, nos últimos anos, os trabalhos realizados no Nordeste tem alcançado amplo desenvolvimento e o Cine Nordeste é a oportunidade para conhecer esse cenário.

Serviço:
Cinema: Cine Nordeste
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 4 a 16 abril de 2017 / Horários: Consultar programação no site
Entrada Gratuita

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter