Uma nova árvore para cada bebê que nasce!

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

No mundo atual nos deparamos cada vez mais com  problemas ambientais e questões que há tempos atrás só chegavam a nós através de notícias longínquas e previsões para o futuro, agora chegam cada vez mais perto, em nosso país, cidade e pertinho de nossa família e das crianças. Um desses problemas, talvez o mais preocupante, é o aquecimento global.

O aquecimento global é  e em agumas regiões, este problema é ainda mais sentido do que em outras localidades. Esse é o caso do município de Itaperuna (RJ), uma das cidades mais quentes do Rio de Janeiro, com temperaturas que chegam até cerca de 50graus em sensação térmica. Quente hein?

Mas os habitantes de Itaperuna não ficaram de braços cruzados diante dessa situação e criaram um projeto que está dando o que falar! Qual é o projeto? A gente explica. O projeto “Uma criança, Uma árvore” funciona da seguinte forma: para cada criança que nasce em Itaperuna uma nova árvore é plantada. E o melhor: a nova árvore vai receber o nome da criança!

Esta foi a forma que a cidade encontrou de conscientizar habitantes, dar bons exemplos práticos e melhorar a arborização e as áreas de sombra pelo município.Na prática, o  programa funciona assim: depois do nascimento do bebê e do teste do pezinho, uma funcionária do centro de saúde local apresenta o projeto “Uma criança, uma árvore”, no qual os pais recebem uma muda de espécie da flora brasileira e nativa da região para ser plantada.

Em troca da colaboração, além do batismo da árvore com o nome do bebê, outra forma de incentivar as plantações é entregando um certificado aos pais com os dizeres“Criança amiga da natureza”, com a data de nascimento da criança, nome popular e científico da árvore, bem como a data e o local do seu plantio. Muito legal, não é?

O programa não poderia ter vindo em melhor hora. Além do calor intenso e dafalta de árvores, duas coisas que já problemas para os habitantes de Itaperuna, o Rio Muriáe sofre com a estiagem que atinge a região Sudeste e está secando rapidamente e a falta de reflorestamento é uma das principais causas, juntamente com a falta de chuvas, claro.

arvore no patio2

O secretário de saúde de Itaperuna, Marcelo Poeys, comemora:  “Estamos com 100% de adesão. Se cada uma plantar uma muda de árvore, rapidamente aumentaremos muito a área verde da cidade”. A adesão total justifica o entusiasmo do Secretário. Cerca de 110 crianças nascem todos os meses em Itaperuna, cidade com menos de 100 mil habitantes e de área de 1.105 Km².

Os locais para plantio das árvores serão em áreas vistoriadas e aprovadas pela prefeitura e pelo Secretário do Meio Ambiente, Alair Ignácio, sendo observadas as normas de urbanismo e arborização, sem prejudicar as calçadas, ruas, rede de transmissão de energia, água e esgosto. Isso, porém, não excluí a possibilidade de escolha dos pais para o local do plantio, bastando apenas que o lugar desejado, cumpra com as regras do município.

O portal No Pátio adorou o projeto e achamos que a ideia de ser seguida em todo o nosso país! E você? Acha que essa ideia vai pegar?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter